JornalCana

Pesquisa comprova que adubação biológica reduz custos no canavial

marcos marques unespUma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revela que pelo segundo ano consecutivo, o uso da adubação biológica na cana (primeiro e segundo corte) tem apresentado ganhos de produtividade e consequente redução de custo para o produtor rural, com a maior eficiência dos insumos agrícolas. O professor da Unesp, Marcos Omir Marques, revela que o primeiro estudo surpreendeu com aplicação da Adubação Biológica na cana. “Agora no segundo ano, os resultados foram melhores ainda. Em cana, o ciclo é de seis anos, mas a partir do segundo ano podemos sentir firmeza com resultados favoráveis de ATR e menores custos de produção”, comenta. Os expressivos resultados contabilizados pela Universidades serão apresentados hoje pela manhã à imprensa, no Campus da Unesp em Jaboticabal.

De acordo com o professor, com a adubação biológica, é possível reduzir custos com redução de aplicação de fertilizantes. “Mesmo reduzindo o uso de fertilizantes, com a adubação biológica, a planta permanece produzindo, aumentando a margem de lucro e consequente competitividade para o produtor rural”, ressalta.

cana

O experimento científico com e sem o uso da Adubação Biológica no cultivo da cana, acompanhado pelo professor da Unesp, foi iniciado no dia 03 de junho de 2011. No plantio a distribuição das mudas no sulco adotou-se o sistema de colmos cruzados “pé e ponta”, procurando atingir média de 18 gemas viáveis por metro linear.

Segundo a equipe da Unesp, a colheita da cana, segunda safra, foi realizada no dia 13 de novembro de 2013 (aos 12 meses de idade da soqueira) e utilizou-se a despalha pelo fogo. Em seguida foi realizado o corte manual e o carregamento mecanizado da cana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram