JornalCana

Estiagem antecipa safra de cana em 45 dias na região de Piracicaba, SP

A safra da cana-de-açúcar, na região de Piracicaba (SP), será mais curta neste ano, com antecipação de cerca de 45 dias, na comparação com os anteriores. O clima seco, com poucas chuvas, favorável à colheita, adiantou a produção, que geralmente termina em dezembro.

Somente na cidade, 70% da cana plantada já foi colhida neste ano, marca equivalente a 2,8 milhões de toneladas. No mesmo período de 2015, a produção atingia 60%.

Em 2016, a safra começou em 1º de abril e deverá se estender até, no máximo, a primeira semana de novembro, de acordo com o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antonio Bortoletto.

Hectares

A região que abrange os 75 municípios da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi) tem aproximadamente 150 mil hectares.

A estimativa é que sejam colhidas 25 milhões de toneladas de cana. Desse volume, cerca 55% constuma ser destinado à produção de açúcar e 45% para etanol.

Trabalhadores

A antecipação da colheita da cana-de-açúcar tem impacto negativo aos trabalhadores, segundo Bortoletto. “Com a safra mais curta, eles também são dispensados mais cedo”, lamentou.

Próxima safra

Apesar de atual período de estiagem ter sido favorável para a colheita, que não precisou ser interrompida pelas chuvas, a seca pode prejudicar a safra seguinte. “É difícil porque, na safra, é preciso parar de chover, mas depois, está no processo de plantar e ou já colheu, necessita de chuva para que a cana cresça de maneira adequada”, ressaltou.

Queda na produtividade

E em relação ao desenvolvimento da cana-de-açúçar, a estiagem não foi positiva. Bortoletto explicou que a produtividade registrada no campo neste ano foi menor que o do ano passado, com uma variação negativa de até 15%, devido a quebras da planta. “A cana plantada no fim da safra passada está em colheita, durante período de chuvas, que provoca a compactação do solo”, disse.

Fonte: (Portal G1)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram