Estão chegando os brutos etílicos

Será, finalmente, desta vez que os pesos pesados das estradas começarão a rodar movidos a etanol? A depender da montadora Scania e da empresa de alta tecnologia (incluindo etanol de segunda geração) Clariant, a resposta é um sonoro ronco rouco de motor traduzido na linguagem dos brutos por sim.

A Scania, uma das principais montadoras de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos do mundo apresentou no último dia 12 de maio os três caminhões P 270 4×2 movidos a etanol que vendeu à subsidiária brasileira fabricante de produtos químicos Clariant em 2015.

Chamados de Ecotrucks, os veículos utilizam motor diesel de 8,9 litros adaptado para rodar com 95% de etanol e 5% de Master Batch 95, um aditivo com propriedades antidetonantes e antioxidantes fabricado pela própria empresa no Brasil.

Os caminhões rodam dentro da Clariant carregando isotanques com capacidade individual para 25 mil litros de produtos químicos. O principal diferencial dos brutos é que emitem 91% a menos de gás carbônico (CO2) que os veículos equivalentes movidos a diesel.

Leia matéria completa clicando aqui.

X