Especialista em agrometeorologia descarta nova geada este ano

Brunini: sem previsões de novas geadas
Brunini: sem previsões de novas geadas

As projeções agrometeorológicas descartam a possibilidade de novas geadas até o fim da safra de cana-de-açúcar no estado de São Paulo.

A afirmação foi feita à equipe do Portal JornalCana por Orivaldo Brunini, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) e responsável pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).

“Não há previsões para a ocorrência de novas geadas”, disse ele, após palestra em encontro do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar na tarde de terça-feira (30/08) em Ribeirão Preto (SP).

Segundo Brunini, o Ciiagro disponibiliza projeções com período até seis meses sobre pluviometria e condições climáticas em áreas canavieiras paulistas. “Não há informação de nova incidência de geada, como a registrada no fim do primeiro semestre em algumas regiões paulistas”, disse.

Danos

Entre o fim de julho e começo de agosto, áreas com cana-de-açúcar no estado de São Paulo foram danificadas com geadas.

Outros estados canaveiros, como Goiás, também sofreram com o fenômeno climático. Luciano Sanches Fernandes, presidente da companhia sucroenergética Cerradinho Bionergia, com unidade em Chapadão do Céu (GO), informou ao Portal JornalCana que a geada afetou 20% da área canavieira da usina, ou seja, 10 mil hectares.

Leia também: Presidente da Cerradinho fala sobre estragos da geada cana

 

 

X