Esalq e Embrapa discutem sobre o Programa Nacional de Produção de Biodiesel

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz – GELQ, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP (Piracicaba, SP) promove nos dias 17 e 18 de novembro, com o apoio da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o Simpósio sobre o Programa Nacional de Produção de Biodiesel – pesquisas, impactos e perspectivas em Piracicaba, SP.

No primeiro dia, o programa abordará temas já consagrados como: manejo da cultura da soja; o biodiesel no cenário brasileiro; aspectos econômicos do setor da soja; panorama de fontes de bioenergia; biobased economies and biofiels; uso de resíduos da produção de biodiesel e; rotas alternativas para a transesterificação.

O programa do segundo dia tratará de temas atuais como: aquecimento global e biocombustíveis; mudança do uso da terra; avaliação de impactos e gestão ambiental na produção de oleaginosas para biodiesel; soja sob a ótica da ecologia industrial; diferenças e similaridades do setor de biodiesel alemão e brasileiro; inovações na produção de biodiesel no Brasil; biodiesel e a indústria automobilística; e a plataforma nacional de agroenergia.

A Embrapa Meio Ambiente participa no dia 18 – quinta-feira, moderando duas mesas-redondas. Uma pela manhã: “Produção e Meio Ambiente” com a pesquisadora Adriana Moreno Pires e outra à tarde – “Panorama geral” – com a pesquisadora Nilza Patrícia Ramos. O pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues discute pela manhã a “Avaliação de impactos e gestão ambiental na produção de oleaginosas para biodiesel”.

À tarde, o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR) César Castro fala sobre “Inovações na produção de biodiesel no Brasil”, e logo em seguida Frederico Durães da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) discorre sobre “A plataforma nacional de agroenergia”.

Além dos professores da Esalq, participam também do evento professores da Universidade de Wageningen (Holanda) e da Unip, além de profissionais da Abiove, da Dedini, da AGCO América do Sul, e da Coplacana.

O simpósio tem coordenação do professor Thiago Libório Romanelli da Esalq/USP e do pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues da Embrapa Meio Ambiente.

Para mais informações contacte a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq pelo site www.fealq.org.br (em Acesso – Eventos); e-mail: cdt@fealq.org.br e pelos telefones (19) 3417-6604. Ou o GELQ: www.gelqesalq.com.br – gelq2011@esalq.usp.br

X