JornalCana

Equipe da Pitangueiras comemora implantação de software de última geração

A Usina Pitangueiras, desde 1975, tem como meta produzir e comercializar de forma sustentável derivados da cana-de-açúcar. Para isto, a usina conta com uma equipe técnica profissional comprometida com resultados.

Na primeira semana de outubro, a Pitangueiras completou o processo de implantação do software de simulação e otimização em tempo real da cogeração e da planta industrial – S-PAA, considerado o “estado da arte” em gerenciamento industrial já aplicado a usinas e destilarias. Para comemorar o êxito do projeto, realizado em tempo recorde nesta safra, a equipe industrial, liderada pelo gerente Gilmar Galon, realizou um churrasco na última sexta-feira (09/10) na chácara do “Cidão”, supervisor de manutenção da Pitangueiras.

Além da equipe da área industrial da Pitangueiras, o evento contou com a presença de Douglas Castilho Mariani, Consultor de Negócios, e do engenheiro químico Bruno Moraes de Oliveira, da Soteica; e Josias Messias, presidente do Pró-Usinas.

No evento, Messias fez questão de agradecer a confiança da diretoria e da gerencia, que apostaram na viabilidade do S-PAA, e parabenizou toda a equipe industrial da Pitangueiras que efetivamente fez o projeto tornar-se uma realidade.

Uma ponte de rentabilidade para as usinas

O setor sucroenergético apresenta um cenário de desafios econômicos, proporcionando uma demanda por soluções muitas vezes não convencionais, mas que já demonstraram sua eficácia no incremento da eficiência e da rentabilidade de usinas. “É o caso do S-PAA da Soteica, que disponibiliza uma tecnologia aprimorada por décadas no setor petroquímico e que agora proporciona ganhos significativos para usinas e grupos produtores”, afirma Messias. “Chega de tentar reinventar a roda! As usinas que estão adotando tecnologias maduras e confiáveis são as que vão sobreviver às crises”, completa Messias.

Ganhos de R$ 10 milhões por safra

O S-PAA é um software de simulação e otimização em tempo real, que trabalha como um Super Consultor 24hs, gerenciando todos os equipamentos e processos da cogeração e planta industrial para a máxima performance operacional e econômica.

Desde 1987 a Soteica utiliza conhecimentos de engenharia para modelar processos industrias visando auxiliar os tomadores de decisão. Há seis anos, desenvolveu e comercializa uma solução completa para gerenciamento e otimização em tempo real de toda a planta de açúcar e etanol – o S-PAA. A suíte denominada S-PAA possui três módulos principais: de gerenciamento e otimização de energia, de gerenciamento e otimização do processo produtivo e de laço fechado.

Implementado atualmente em oito unidades produtoras, o sistema está em uso contínuo de 24 horas por dia, fornecendo recomendações que geram ganhos superiores a R$ 10 milhões por safra. “O tempo médio de retorno do investimento observado nas usinas instaladas é de 90 dias após a implementação”, afirma Nakamura, diretor da Soteica.

Mais Informações: www.prousinas.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram