JornalCana

Empresas e Fundag patrocinam novo laboratório focado em luvas de proteção

Está prevista para setembro próximo a inauguração do novo laboratório do Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção na Agricultura (Quepia). Localizado em Jundiaí (SP), o local será voltado ao desenvolvimento de pesquisa e conhecimento tecnológico aplicados a luvas de proteção utilizadas no manuseio de agroquímicos nas lavouras.
O empreendimento conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e patrocínio de empresas do agronegócio.
Segundo o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do programa Quepia, o novo laboratório é um dos mais modernos do mundo na área e único no Brasil. Com ele, afirma, o programa passará a atuar como um braço de fomento ao aprimoramento da qualidade de manufatura na indústria de luvas protetivas. 
“Estendemos agora à indústria de luvas o trabalho que o Quepia realiza com sucesso há doze anos junto à indústria nacional de vestimentas de proteção agrícola. O novo laboratório contará com equipamentos e metodologias para medir o impacto de ingredientes ativos de agroquímicos sobre a eficácia protetiva e a durabilidade de luvas agrícolas. Realizará ainda testes de alta precisão em avaliações de resistência e segurança de matérias-primas utilizadas na indústria de EPI”
Sem fins lucrativos
O programa Quepia não tem fins lucrativos e está aberto à adesão de todos os fabricantes de luvas atuantes no Brasil. O objetivo do programa, a exemplo do que ocorre na indústria de vestimentas de proteção, é convencer às empresas do segmento a submeter seus produtos a certificações de qualidade realizadas com base em normas internacionais da ISO – International Standartization Organization. 
“Luvas aprovadas nas avaliações de qualidade do laboratório receberão o Selo IAC-Quepia. Este selo transfere reputação de credibilidade e ganhos à imagem de marca das empresas, pois é percebido no agronegócio como um aval de qualidade único no País”, conclui Ramos. 
O programa Quepia é uma iniciativa liderada pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram