“Empresa que imprimir melhor relação preço e margem lidera o mercado”, diz especialista

dinheiros

Com a afirmação de que a regra é ter produtividade sempre, o CEO da ABS Consultoria, Vital Balboni revela que a empresa que imprimir uma melhor relação preço e margem lidera o mercado pressionando os demais players a seguirem pelo mesmo caminho. “Isso é a “comoditização” do conhecimento. As trocas de lideranças da última década levaram e trouxeram uma série de lições que culminaram em práticas, que, quando bem aplicadas empurram a competitividade. São dois os campos de atuação para se manter competitivo. Um deles é inovar nos processos, algo que este setor já tem feito com o custo da energia, buscando fontes de reaproveitamento”, informa.

Segundo ele, o que falta no setor são as iniciativas de otimização dos recursos. “A sensação que temos é que mexer com mão-de-obra no Brasil é um tema difícil, então, a questão da produtividade fica sempre para segunda instância. Em tempos de crise é a única atividade que não precisa de investimento. É preciso coragem para mudar o status quo. Se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos continuar obtendo os mesmos resultados”, lembra.

Ele adverte ainda que é preciso rever a excelência operacional. “Sem uma operação com excelência, toda cadeia de resultado é afetada. O preço passa a ser primordial e tem que ser o melhor, mas por conta disso pressiona o mercado que responde de maneira ríspida e então todo o resto fica mais difícil. Não há estratégia que resolva problemas de baixa produtividade”, finaliza o gestor da empresa especializada em Excelência Operacional em Processos, Aumento de Produtividade e Redução de Custos.

X