Em três anos, postos da Esso ganharão a marca Shell

Anunciada ontem como uma nova etapa da parceria entre duas das maiores produtoras de etanol e petróleo do mundo, a Raízen é a nova marca escolhida pela brasileira Cosan e pela anglo-holandesa Shell para abrigar os negócios da joint-venture formada em 2010. Dessa forma, a Shell tomará espaço da marca Esso, que nos próximos três anos deverá desaparecer do mercado. Nessa fase, os postos vão ganhar a bandeira Shell. Com a união, surge a terceira maior distribuidora de combustíveis do país, atrás apenas da BR Distribuidora, da Petrobras, e do grupo Ultra.

A empresa que nasce com valor de mercado estimado em US$ 12 bilhões (cerca de R$ 21,6 bilhões) e faturamento anual de R$ 50 bilhões, pretende ganhar novos mercados. “Nascemos grandes e queremos ser ainda maiores. A Raízen terá porte, talento, recursos e tecnologia para atender às necessidades de nossos clientes, da sociedade e dos acionistas. Queremos ser reconhecidos globalmente pela excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de energia sustentável,” diz seu presidente designado Vasco Dias.

A Cosan informou que vai manter a divisão de distribuição de lubrificantes e alimentos, segmento que inclui as marcas União e da Barra. Já a Shell mantém o setor de exploração de petróleo.

X