JornalCana

El Niño não está confirmado para verão

Depois de um verão em 2014 com chuvas muito abaixo da média, a expectativa se volta para a próxima estação, que começa no dia 21 de dezembro, às 21h03, horário de Brasília.

A maior parte das simulações climáticas indica chuva acima da média no Sul, abaixo da média no Norte e Nordeste e chuvas irregulares no Sudeste e Centro-Oeste.

– É fato que a temperatura do Atlântico na costa da região Sul mais elevada que o normal e a temperatura do Atlântico na costa do Nordeste mais baixa que o normal, ajudará nesta configuração – avisa Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Entretanto, segundo ele, também pode ser que as simulações estejam “contaminadas” por um fenômeno El Niño, que até agora não se confirmou. E mesmo que a chuva venha acima da média no Sul, isto não quer dizer que ela ocorra de modo regular nesta região.

– Como este hipotético El Niño será fraco, ele não irá garantir chuva frequente – alerta Oliveira.

Nesta configuração, a temperatura ficará acima da média no Brasil durante o verão, com ocorrência de eventuais ondas de calor. Os meteorologistas chamam a atenção para o fim da estação, que promete ser bem mais seca e quente que o normal no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Mesmo assim, o previsor acalma os produtores:

– Nada comparado com a falta de chuvas do verão passado.

Segundo ele, a agricultura não sofrerá muito as consequências destas irregularidades, mas em relação ao abastecimento de água, precisaremos de mais um verão chuvoso para reverter o déficit.

Fonte: Canal Rural

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram