JornalCana

Eduardo Junqueira revela 7 estratégias para as usinas de cana

O mercado mundial de açúcar viverá déficit de produção em 2016? Segundo o presidente da International Sugar Organization (ISO), José Orive, há previsão de déficit mundial de 0,8% na safra açucareira do próximo ano.

Eduardo Junqueira da Motta Luiz, diretor da Usina Açucareira Guaíra, localizada em Guaíra (SP), e analista do setor sucroenergético, concorda com o dirigente da ISA. E revela outras estratégias que, segundo ele, as usinas de cana precisam adotar.

Em entrevista para o Portal JornalCana, Eduardo Junqueira comentou sobre os seguintes itens:

Safra mundial de açúcar:

“As monções [períodos chuvosos] na Índia serão menores e a produção [de açúcar] na Ásia será menor por causa do El Niño. Está se consolidando uma diminuição na produção de açúcar.”

Leia mais: Déficit mundial de açúcar chegará a 1%

Preços do açúcar para as usinas: 

“Haverá um pequeno déficit de açúcar. E realmente está se consolidando um preço melhor. Acreditamos que o preço será melhor no próximo ano.”

Safra mais açucareira em 2016?

“Isso também consolida que a gente vá produzir um pouco mais de açúcar em 2016, embora a flexibilidade da Usina Guaíra não seja tão grande. Na safra 15/16, a Guaíra faz 64% de açúcar e 36% de etanol. Iremos manter esse mix na safra 16/17.”

Leia mais: Junqueira avalia o impacto da crise chinesa para as usinas de cana

Venda antecipada de açúcar: 

“Sobre o açúcar a ser produzido na 16/17, não havia nada vendido até 24/09/2015. Nós trabalhamos sempre assim: nada vendido, nada negociado.”

Junqueira: tendências de melhoria para o mercado de açúcar
Junqueira: tendências de melhoria para o mercado de açúcar

Subida do açúcar nas telas:

“Sobre a subida do preço do açúcar nas telas [da bolsa de Nova York] é tudo especulação. O momento é de esperar e ver o que acontece. O Brasil está muito incerto. O dólar está muito incerto.”

Cana bisada:

“Não vamos bisar. Iremos moer as 2,760 milhões de toneladas de cana-de-açúcar previstas para a safra 15/16”

Moagem para 16/17:

“Moeremos 2,850 milhões de toneladas de cana. A diferença para cima reflete maior produção de cana. Nós sofremos três anos de seca e a produtividade (tonelada de cana por hectare) vai melhorar.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram