Preços do açúcar só devem parar de cair no fim do ano

RAÍSSA SCHEFFER LOPES, DE RIBEIRÃO PRETO (SP) Os preços do açúcar devem continuar em baixa no mercado internacional no curto prazo e a estimativa é que uma recuperação comece somente…

03/10/17

Safras longas geram mais ganhos com bioeletricidade

A venda de energia é muito saudável, possibilitando a diversificação de receita e a otimização do aproveitamento da matéria prima, arma Renato Pretti, da Cerradinho Bio, com unidade produtora em…

13/09/17

A hora e a vez da Geração Distribuída

RAISSA SCHEFFER, DE RIBEIRÃO PRETO (SP) Praticada até a década de 40, a geração de energia elétrica perto do consumidor, ou Geração Distribuí- da (GD), volta a ser uma alternativa…

12/09/17

“Estamos atentos”

‘O produtor de cana-de-açúcar está atento ao mercado e na busca por eficiência e no aumento da produtividade. Por isso…

07/09/17

Etanolduto é a aposta do setor no Mato Grosso

“O problema que os produtores de etanol do Mato Grosso enfrentam é logístico. Temos que fazer no máximo 1,2 bilhão de litros de etanol, que é suficiente para atender o…

08/08/17

Milho: a nova fronteira do etanol

RAISSA SCHEFFER, DE RIBEIRÃO PRETO (SP) Ampliar a fronteira dos biocombustíveis nacionais, aumentar a produção de etanol em 80% nos próximos 13 anos e agregar valor à produção de milho…

03/08/17

Seca preocupa, mas há otimismo para a safra no Nordeste

A seca intensa registrada nos últimos cinco anos preocupa as unidades sucroenergéticas nordestinas. Na safra 2017/18, prevista para iniciar oficialmente em agosto na região, essa incerteza ainda cria expectativas. Pedro…

25/07/17

Monitoramento é a chave da eficiência no manejo de pragas e doenças

O manejo integrado de pragas e doenças é uma das premissas básicas do…

20/07/17

Investimento em herbicida chega a crescer 30% na 17/18

No desafio para evitar impacto negativo na produtividade de seus canaviais e combater as ervas daninhas, as unidades mantêm os investimentos anteriores ou os aumentam em até 30% em herbicidas…

19/07/17

Secagem de levedura pode gerar lucros adicionais de 65 milhões de reais em 10 anos

A levedura gerada durante o processo de fermentação alcoólica tornou-se um valioso produto para nutrição animal. Nos últimos anos, as leveduras…

18/07/17

Cozimento contínuo economiza vapor e amplia espaço no setor

Entre as diversas tecnologias concorrentes, disponibilizadas para as plantas industriais de unidades sucroenergéticas, a de cozimento – etapa importante no processo de fabricação de açúcar – é uma das que…

17/07/17

Retorno de investimento em inversores ocorre em uma safra

A instalação de bombas em usinas e destilarias deve ser acompanhada pela utilização de inversores de frequência e automação, destaca Geraldo Guimarães, da Goianésia. Segundo o gerente de manutenção industrial,…

13/07/17

Manutenção adequada de bombas gera economia. Mas como fazer isso?

A manutenção preditiva e preventiva de bombas apresenta um custo médio de apenas 10% dos gastos proporcionados por uma corretiva urgente, avalia Geraldo Guimarães, gerente de manutenção industrial da Usina…

11/07/17

“Setor precisa resgatar a cadeia produtiva”, afirma Roberto Rodrigues

Inaugurando a seção “Quem É Quem no Setor”, nova publicação da ProCana Brasil que traz um registro histórico das pessoas e organizações que são e foram referenciais do setor nos…

10/07/17

[Editorial 282] Reduzir o uso de água é regra!

Assim como outros importantes segmentos da indústria da transformação, o setor sucroenergético é um grande consumidor de água. Esse líquido é prioritário nos processos industriais das usinas e destilarias. Para…

04/07/17

Gestão comercial requer acompanhamento constante do mercado

A gestão da comercialização de unidades e grupos sucroenergéticos tem exigido um trabalho cada vez mais árduo e detalhado…

13/06/17

Capacidade de obter recursos no mercado divide usinas

A captação de recursos financeiros pelas usinas por meio de investidores ou de bancos está cada vez mais limitada. A situação reflete o cenário de estagnação de algumas empresas, que…

08/06/17

Lei da lona entra em vigor e gera mais custos para usinas

A Resolução 618 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe a circulação de caminhões sem lona ou tela por rodovias municipais, estaduais…

05/06/17

Leia o JornalCana


Obter a
revista


Assine a revista JornalCana agora e tenha um grande desconto.


Receba a nossa
Newsletter


Receba as novidades em seu email.

Siga-nos
no Facebook


Curta e compartilhe nossa página.


X