[Editorial 273] Etanol e política no Brasil, tem jeito?

Em tempos de mercado açucareiro em alta, se há dois assuntos sobre os quais o público sucroenergético não quer nem pensar são política e etanol. No âmbito do cidadão, a…

03/10/16

Falando das práticas de RH – parte 6

O destino de um negócio está na mão de pessoas. Prepará-las para um futuro próximo ou adiantado é defender os interesses da empresa, perpetuar sua cultura e garantir o seu…

19/09/16

[EDITORIAL 272] Acelerar ou frear, eis a questão!

Olhando o cenário que se vislumbra positivo para o setor nos próximos três anos, muitos dos empresários são tentados a acelerar nos investimentos, seja em expansão da produção ou até…

30/08/16

Falando das práticas de RH – parte 5

Enquanto não sairmos do “bê-á-bá” da prática de pagar, não usaremos a remuneração de forma estratégica, valorizando os mais competentes, engajados, comprometidos e com desempenho agregado. Não teremos pessoas andando…

19/08/16

[EDITORIAL 271] Seja contagiado por esta paixão!

Paixão, pés no chão, competência, tecnologia e investimento em pessoal qualificado. Estes são os cinco atributos que explicam o sucesso da Usina Diana, de Avanhandava, SP, cuja matéria especial o…

01/08/16

Falando das práticas de RH — Parte 4

Enquanto ainda imperar o pensamento de que não devemos investir nas pessoas, pois podemos perdê-las para o mercado, as empresas não evoluirão. Temos sim que investir certo e nas pessoas…

12/07/16

Não há corrupção sem corruptos

Mais do que nunca, a máxima “não existe corrupção sem corruptores” precisa ser tratada como um mote a ser respeitado e seguido. Vivemos um momento de transformação de nosso país,…

03/05/16

Um impeachment no orgulho

Uma das coisas mais impressionantes dos últimos tempos no Brasil e no mundo tem sido a capacidade de Dilma, Lula e o 'politburo' federal de mentir descaradamente sobre os mais…

06/04/16

Aprendendo com o futebol

Desde criança, aprendi a gostar muito de futebol, e não só praticava, pois era uma das poucas opções de esporte na época, como desde então, tenho acompanhado as evoluções que…

10/03/16

A saída é rodar o PDCA

O setor sucroenergético entrou no terceiro trimestre de 2016 demonstrando que as grandes companhias ainda hesitam em partir para grandes e ousados investimentos. Em seu apoio estão as associações de…

03/03/16

Nossas ressacas crônicas: é preciso sair dessa sintonia para seguir em frente!

Não existe momento mais propício para tratar do tema “ressaca” do que depois do carnaval. Não só porque ela é associada à fase pós-bebedeira, mas também porque estamos no “início…

15/02/16

Agronegócio, esteio da economia brasileira

Em meio a tantas más notícias vindas da economia brasileira, um dado trouxe um pequeno alento aos mercados no início deste ano. Superando as previsões mais otimistas, a balança comercial…

12/02/16

É tempo de vencer paradoxos

A agricultura foi o único setor da economia brasileira que abriu vagas em 2015. Paradoxalmente, alguns setores da agricultura foram os que mais sofreram. O sucroenergético, por exemplo, que desde…

11/02/16

Mais cana e menos carvalho

A palavra resiliência nunca foi tão utilizada quanto agora, desde que em 2006 começou a sair do ambiente da psicologia e passou a ser conhecida nas empresas. No caso do…

23/12/15

A COP 21 e o setor sucroalcooleiro

Mesmo com os tristes episódios ocorridos em Paris, quando mais de uma centena de pessoas foram mortas em ataques sincronizados de terroristas, o país, com sua força de reação ao…

07/12/15

Geradores de vapor: uma síntese de funcionamento

Hoje falaremos sobre Rendimento de  um gerador de vapor. Rendimento de um Gerador de Vapor: Perdas na Fornalha  =P1+P2+P3+P4 Perdas no restante na caldeira = P5+P6 Rendimento na Fornalha: Nf…

30/10/15

O tangível e o intangível

*Inspirado nas visões de dois gurus brasileiros da gestão contemporânea - César Souza e Eugênio Mussak. Já não é novidade falar sobre mudança. Ouvi ou li há poucos dias que…

08/10/15

Diagnóstico Tributário como instrumento de geração de caixa

Em decorrência da complexidade e das constantes alterações na legislação tributária, é de suma importância que as empresas brasileiras realizem periodicamente um diagnóstico tributário, visando conhecer as contingências assumidas ou…

08/10/15

Leia o JornalCana


Obter a
revista


Assine a revista JornalCana agora e tenha um grande desconto.


Receba a nossa
Newsletter


Receba as novidades em seu email.

Siga-nos
no Facebook


Curta e compartilhe nossa página.


X