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Diretor da Mahle defende uso de motor híbrido com etanol para conter emissões

Diretor da Mahle defende uso de motor híbrido com etanol para conter emissões

Ricardo Simões de Abreu, diretor de tecnologia da Mahle Metal Leve, defende o uso de motor elétrico híbrido com  etanol para conter as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“Esse é um caminho para reduzir as emissões”, disse Abreu durante palestra no Sugar & Ethanol Brazil na tarde de quinta-feira (26/04). O evento, que termina nesta sexta-feira (27) em São Paulo, é promovido pela F. O. Licht.

Segundo o executivo, o motor de combustão interna não compete, mas complementa a eletrificação. “Não é questão de um ou outro, mas de um e outro utilizados da melhor forma.”

Não há competição entre motor de combustão interna, que só levou a culpa pela emissão de CO2 porque o combustível que usa hoje produz CO2″, afirmou. “Mas se usar etanol, isso não ocorre mais.”

O caminho, destacou, é a combinação bio: motor híbrido com eletricidade e etanol.

“Temos uma vocação no Brasil diferente do resto do mundo que merece ser explorada. Não digo que será um ou outro, porque a combinação do caminho bio é muito forte”, disse no evento da F. O. Licht. “O que temos que fazer para que isso ocorra de forma ordenada.”

Abreu lembrou que a eletrificação virá, mas a taxa de reposição da frota, a velocidade de substituição irá demorar. “E a questão do aquecimento global não pode esperar, por isso o caminho bio é complementar e muito importante para conter as emissões de GEE”, comentou.

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