JornalCana

“Desafio de Produtividade Sorgo Sacarino” é lançado em cinco usinas

img4869

Em parceria com Case IH e Novozymes, a CanaVialis, marca da divisão de Cana-de-Açúcar da Monsanto, lança o “Desafio de Produtividade Sorgo Sacarino” em cinco usinas de São Paulo e Goiás.

Trata-se de um projeto pioneiro no setor sucroenergético voltado à demonstração do potencial de produção comercial do sorgo sacarino.

Para viabilizar o projeto, foram instalados cinco campos demonstrativos, com cerca de 20 hectares cada, nas usinas Clealcool (Clementina / SP), Raízen Bom Retiro (Piracicaba / SP), V.O. (Catanduva/ SP), Raízen Junqueira (Igarapava / SP) e Boa Vista (Quirinópolis / GO), unidade que pertence à Nova Fronteira Bioenergia, empresa que é uma joint-venture entre o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível. 

Essas áreas foram selecionadas pela CanaVialis dentre aquelas que se dispuseram a incluir a cultura de sorgo sacarino na safra 2012/2013, por estarem em áreas importantes para o cultivo de cana-de-açúcar, e onde existe uma necessidade de matéria-prima para complementar a baixa disponibilidade de cana-de-açúcar durante a entressafra.

A proposta da cultura do sorgo sacarino é ser uma opção alternativa e viável, plantada como rotação de culturas nas áreas de reforma de cana-de-açúcar em outubro e novembro, para colheita em março e abril. Segundo os pesquisadores da empresa, essa cultura tem potencial para produzir acima de 2.500 litros por hectare num período onde não há cana disponível, gerando, assim, um fluxo de caixa adicional, além de diluir os custos fixos das usinas produtoras de etanol.

“Dessa maneira, é possível um melhor aproveitamento do parque industrial no ano, produção de etanol em um período de baixos estoques e ainda possibilitar ganhos de produtividade na própria produção de cana-de-açúcar ao proporcionar sua colheita em um período mais favorável”, afirma José Carlos Carramate, líder de Negócios de Cana da Monsanto.

O híbrido de sorgo da CanaVialis selecionado para os experimentos em São Paulo e Goiás foi o CV 568. 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram