JornalCana

Demanda doméstica por etanol começou a recuar

O motorista começou a reagir ao aumento dos preços do etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos. O principal sinal foi a menor venda do produto feita pelas usinas às distribuidoras no mês de novembro na comparação com outubro, divulgada ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Foram vendidos no mercado interno 1,44 bilhão de litros de hidratado, 15,5% menos que os 1,7 bilhão de litros comercializados em outubro. Na comparação com novembro de 2014, no entanto, as vendas foram 23% mais elevadas. “Apesar do recuo em relação ao mês anterior, a demanda ainda está elevada e deve cair mais”, disse o diretor da trading Bioagência, Tarcilo Rodrigues.

arte09agr-501-unica-b14Nos cálculos da empresa, em dezembro, essas vendas devem recuar para patamares próximos de 1,3 bilhão de litros. “O recuo em novembro estava dentro do esperado, mas o consumo precisa cair mais para se equilibrar com a oferta de etanol disponível até o início da próxima safra, em março do ano que vem”, explicou Rodrigues.

Considerando todos os tipos de etanol (anidro, que é misturado à gasolina, e hidratado) e o destino das vendas (mercados interno e externo), as usinas do Centro-Sul venderam em novembro 2,517 bilhões de litros de etanol, 25% de aumento em relação novembro de 2014. Na comparação com outubro, no entanto, há uma queda de 8,13%.

Ontem, a Unica também divulgou que a produção de hidratado na segunda quinzena de novembro caiu 13,35%, para 453 milhões de litros, diante da opção das usinas de fazer mais anidro e também por causa do excesso de chuvas, que interrompeu a moagem. Desde o início da safra 2015/16, foram produzidos 15,868 bilhões de litros de hidratado, alta de 8,6%.

Fonte: (Valor)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram