Curso de soldagem apresenta a importância desse processo para o setor

A Sinatub Eventos irá promover nos dias 26 e 27 de junho no Hotel Nacional Inn Vilage – Auditório Cenacon em Ribeirão Preto (SP), o Curso de Processos e Aplicação de Soldagem nas Unidades Industriais.

A soldagem tem papel fundamental na fabricação e manutenção em todos os segmentos da indústria sucroalcooleira, como na etapa inicial de fabricação – a extração do caldo da cana – envolve o corte, desfibrilamento e moagem da cana. A informação é do especialista e PHD em soldagem, Ronaldo Paranhos, prof° da Universidade Estadual do Norte Fluminense, de Campos (RJ). Paranhos foi convidado para participar do curso promovido pela Sinatub.

De acordo com ele, apesar de desempenhar importante papel na manutenção e na vida útil das usinas, não é a atividade-fim deste segmento industrial. “Assim, este curso tem por objetivo proporcionar um treinamento às pessoas que atuam com soldagem nas usinas (bem como em outros segmentos industriais) e visa mostrar o que de novo está sendo feito para melhorar a produtividade e a qualidade das peças soldadas”.

Segundo Paranhos, estes equipamentos são submetidos a severos mecanismos de desgaste, devido à ação abrasiva do bagaço da cana, e necessitam de reparos constantes. “Assim, peças como facas, martelos e moendas, entre outras, sofrem desgaste e são recuperadas por soldagem. Dessa forma, a soldagem ganhou uma importância significativa na vida útil dos equipamentos usados na indústria sucroalcooleira”, frisa.

Ele explica também que a tecnologia da soldagem evoluiu a tal ponto que, hoje em dia, ligas especiais resistentes ao desgaste foram desenvolvidas e são usadas no revestimento destas peças, que oferecem vida útil até dez vezes superior ao metal (normalmente aço ou ferro fundido) digamos assim, “puro”, sem este revestimento. “Atualmente várias peças são previamente revestidas por soldagem antes de entrar em operação, pois aumentam sobremaneira a vida útil dos equipamentos, minimizando paradas da linha de fabricação para substituição de peças, e aumentando a produtividade das usinas”.

Paranhos explica que muitas outras peças e equipamentos do setor são fabricadas ou recuperadas por soldagem, como os eixos que acionam as moendas, engrenagens de acionamento, bagaceiras, tubulações em toda a usina, e a fabricação (caldeiraria) de equipamentos.

Palestrantes:

– Parte1: Processos de Soldagem, com ênfase na produtividade

. Palestrante: Drº Ronaldo Paranhos / PHD em Teconologia da Soldagem, 25 anos trabalhando no segmento da soldagem / Professor da UENF, organizador do site www.infosolda.com.br

– Parte2: Aplicações / Orientações Práticas para Soldagem nos Processos TIG/MIG/MAG/ Eletrodo Revestido

. Palestrante: Sr. Messias Carvalho / Gerente de Desenvolvimento de Negócios – Soldagem da White Martins / Ex Consultor Técnico em soldagem prática de aço inox aos clientes da Acesita S/A / Especialista em trabalhos com aço inoxidável, com grande experiência em processos que utilizem acabamentos de aço inox (polimentos, grau sanitário, etc.) / Experiência de mais de 20 anos em fabricação de equipamentos de aço inox / Especialista em detectar e resolver problemas em soldagem de aço inox (eletrodo revestido, MIG e TIG).

– Parte3: Recuperação de Engrenagem através de soldagem

. Palestrante: Sr. Aílton Carlos Sanches / Sócio Gerente / ADDN Assistência Técnica Comércio e Indústria Ltda / Ex Supervisor da Engenharia de Soldagem da Zanini S/A Equipamentos Pesados / Inspetor de Soldagem Nível 2 para vasos de pressão desde 1988.

– Parte 4: Ganhos de Produtividade na Soldagem

. Palestrante: Engº Plínio Pecly / Gerente do Depto. Técnico da FBTS Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem / Engº Metalúrgico com 24 anos de experiência em soldagem / Especialização em Engenharia de Soldagem pela Associação Alemã de Soldagem – HANNOVER.

Mais informações: (016) 3911.1383 / 3911.1384, sinatub@sinatub.com.br ou www.sinatub.com.br / www.infosolda.com.br / www.fbts.com.br.

X