Indústria

Curso apresenta tecnologias que reduzem custo e aumentam produtividade

Curso apresenta tecnologias que reduzem custo e aumentam produtividade

Um simulador de ganhos, um sistema robotizado de chapisco e uma ferramenta de descarga inteligente de cana-de-açúcar, foram lançados durante o curso de Recepção, Preparo e Extração (Moenda e Difusor), realizado ontem (30/11) pela ProCana/Sinatub, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP).

Apresentado pelo consultor de negócios da Otimiza, César Faiad Neto, o Simulador de Negócios foi desenvolvido para facilitar a tomada de decisão da usina antes de adquirir uma camisa de alta drenagem. “O aplicativo apresenta quais serão os resultados mais aproximados possíveis de investimentos ou melhorias realizados no processo”, explicou Faiad.

Outra inovação foi o Sistema de Descarga Inteligente de Cana-de-açúcar. “A automatização e o controle da descarga de cana, possibilita colocar o dobro de alimentação na moenda, com redução de custo de até 30%, além de contribuir para a não exposição dos operadores — fator que oferece riscos de acidentes durante o processo”, informou Dimas Cavalcante, diretor da Moex.

Cavalcante destacou que o investimento financeiro aplicado nesta ferramenta se paga em uma safra.

Em outra apresentação Marcos Lima, diretor de engenharia da Duo Automation, ofereceu uma parceria inédita para implantação de um sistema robotizado na área industrial. “Desenvolvemos um robô que faz chapiscos mais adequados com eletrodos e oferece mais segurança no processo. O objetivo da parceria é obter um case dessa ferramenta para safra 2017/18”, elucidou.

O equipamento é totalmente automático e independente, operando dentro das normas NR10 e NR12. Propõe ser uma solução definitiva, segura e econômica para o chapisco automático, melhorando o percentual de extração da moenda”, completou Marcos.

Alto nível de networking

Para os engenheiros, consultores, técnicos e outros profissionais da área industrial das usinas de cana-de-açúcar o curso ofereceu alto nível de networking aos participantes.

“O evento foi muito bom, realmente de alto nível. Foi possível rever colegas de consultoria e palestrantes de primeira linha e principalmente trocar informações sobre variedades de matéria prima e impurezas vegetais”.

César Faiad Faiad — consultor de negócios da Otimiza

“Posso afirmar que o curso é muito importante para otimizar os processos de produção de biocombustíveis, alimentos e na sustentabilidade das nossas plantas”.

Marcos Lima — diretor de engenharia da Duo Automation

“Esse evento só agrega valor ao dia a dia dos profissionais do setor. Trás informações que você amanhã pode implantar, renovar e melhorar sua planta”.

Gilmar Galon — consultor industrial e coordenador do Gegis — Grupo de Estudo Industrial do Setor Sucroenergético

“Foi muito importante participar do evento, pois viabilizou conhecer pessoas que fazem o setor, novas tecnologias, ampliar meu raio de conhecimento, trocar contatos e, claro… melhorar o conhecimento na área de extração”.

Gabriela Musollin — engenheira química da Usina Vale do Rosário

Confira imagens dos curso em nossa página no Facebook. Clique aqui!

Banner Revistas Mobile