JornalCana

CTC prevê aprovação de variedade transgênica de cana no 1º semestre

Gustavo Leite, do CTC — Foto: Dinheiro Rural
Gustavo Leite, CEO do CTC — Foto: Dinheiro Rural

De acordo com informações da Faesp, o CEO do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Gustavo Leite, previu que na primeira metade do ano que vem a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) poderá liberar comercialmente a primeira variedade de cana-de-açúcar transgênica.

“Entregamos o dossiê para a primeira variedade de cana geneticamente modificada à CTNBIO no fim do ano passado e a qualquer momento pode vir a aprovação. Imaginamos que entre março e junho, na primeira metade do ano que vem”, estimou Leite.

A CNTBio é o órgão que aprova todos os passos da pesquisa e a liberação para a comercialização. As primeiras variedades geneticamente modificadas vão trazer como característica, de acordo com o CEO, a resistência à broca. Além da cana geneticamente modificada, o CTC também desenvolve pesquisas, em parcerias, para desenvolver o plantio em regiões de seca, maior capacidade de fotossíntese e variedade de uma cana com 10% a 15% a mais de teor de açúcar.

A instituição desenvolve tecnologias para o setor sucroenergético e, desde 2012, passou a ter um enfoque em algumas tecnologias que não estivessem em desenvolvimento no resto do mundo, como melhoramento genético, biotecnologia agrícola, sementes artificiais e o etanol celulósico.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram