JornalCana

CTC inaugura laboratório de cana transgênica

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) de Piracicaba (SP) inaugura oficialmente, nesta quarta-feira (14), laboratório focado em inovações de tipos de cana geneticamente melhorados, sementes artificiais e marcadores moleculares.

O complexo de Laboratórios de Biotecnologia para pesquisas de melhoramento genético da cana-de-açúcar é uma estrutura de 1,4 mil metros quadrados, custou R$ 40 milhões e parte dos  recursos foram financiados Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). logo

Além de recursos do BNDES, a construção do Laboratório de Biotecnologia contou com verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético (PAISS).

Na cerimônia de lançamento do complexo de pesquisa, é esperada a participação da presidente da República Dilma Roussef (PT).

Melhoramento Genético

O melhoramento genético da cana-de-açúcar permite que variedades mais produtivas da planta, com maior teor de sacarose, tolerância à seca e resistência às pragas, chegue às indústrias do setor. A primeira delas deverá chegar ao mercado em 2017, segundo informou o CTC, em nota.

Ainda de acordo com o Centro, o emprego da biotecnologia evita possíveis perdas estimadas em R$ 4 bilhões por ano, além de gerar positivo impacto ambiental, pela diminuição do uso de agroquímicos e energia.

Já o emprego de marcadores moleculares permitirá a identificação de características desejáveis na cana-de-açúcar por meio da análise de seu DNA.

Com isso, a realização de cruzamentos genéticos dirigidos capazes de promover melhoramentos mais rápidos. A meta é reduzir o tempo de desenvolvimento de uma nova variedade em até dois anos. Tradicionalmente, o desenvolvimento leva oito anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram