JornalCana

Crise atingirá safra e setor sucroalcooleiro paulista, diz secretário

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, admitiu hoje que a crise de liquidez vai impactar no crescimento da área de grão na safra 2008/2009 em São Paulo e na expansão do setor sucroalcooleiro paulista, o maior do mundo. “A crise pode diminuir a intenção do plantio na previsão de safra futura no geral e em São Paulo, a safra de grãos, que aumenta nos últimos dois anos, não sei se crescerá novamente”, disse. “O pessoal do setor sucroalcooleiro já colocou o pé no freio, já enfrenta dificuldade pesada de crédito e vai desacelerar”, completou Sampaio.

Segundo o secretário, apesar de os alimentos serem os últimos itens a serem cortados nos momentos de recessão, o setor produtivo está preocupado com a falta de crédito até mesmo com a queda nos preços dos alimentos com uma possível redução na demanda.

Sampaio ratificou que o governo paulista segue com as linhas de crédito ao produtor, principalmente aos pequenos e médios, e admitiu que há um estudo para uma ampliação de recursos para os grandes e às agroindústrias. “O governador José Serra já convocou duas ou três reuniões para tratar do tema e tem algumas soluções em vista que espero ter brevemente anunciadas. Avaliamos uma série de medidas, desde a pressão para diminuir a exigibilidade do compulsório bancário, até a liberação do crédito do ICMS”, concluiu o secretário sem detalhar as propostas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram