JornalCana

CPqD e Grupo São Martinho investem em projeto para produção de açúcar e etanol

A CPqD fechou uma parceria com o Grupo São Martinho com o intuito de aplicar recursos de TI para aumentar a produtividade da lavoura de cana-de-açúcar e a eficiência dos processos relacionados à produção de açúcar e etanol.
Com dois anos de duração, a iniciativa prevê o desenvolvimento de rede móvel de quarta geração baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution) e adaptada às condições operacionais do setor sucroalcooleiro, em conjunto com uma infraestrutura de sensoriamento com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Esses recursos, integrados permitirão a coleta de informações no campo em tempo real.
Na primeira fase do projeto, que conta com o suporte do BNDES Fundo Tecnológico (Funtec), estão incluídas a pesquisa e desenvolvimento da arquitetura de rede, de equipamentos e aplicativos e, ainda, a implantação de um piloto em uma das usinas do Grupo São Martinho.
O foco é a criação de uma infraestrutura de comunicação e sensoriamento capaz de aumentar a eficiência das operações no campo em todas as suas fases – do plantio e colheita da cana-de-açúcar ao transporte para as linhas de processamento industrial.
“Os resultados dessa fase vão assegurar a conectividade necessária para que ocorra a transmissão de dados do campo para o nosso Centro de Operações Agrícolas (COA)”, destaca Walter Maccheroni, Gestor de Inovação do Grupo São Martinho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram