Cosan Jataí vence Prêmio MasterCana Desempenho em Tecnologia Industrial

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A unidade Jataí, do Grupo Cosan, é a vencedora do Prêmio MasterCana Desempenho 2010 pelo seu destaque em Tecnologia Industrial. A premiação será durante o MasterCana Centro-Sul, que acontece dia 31 de agosto, a partir das 19h30, no Maison VS, em Sertãozinho, SP.

O Grupo Cosan inaugurou este ano, em Jataí, Goiás, o que ele mesmo aponta como a mais moderna usina de etanol do mundo. A usina recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, distribuídos entre as áreas agrícola, industrial e administrativa.

A capacidade instalada da nova planta permitirá a produção de 370 milhões de litros de etanol por safra. Uma das áreas que merece destaque é a de tecnologia industrial. A usina conta com um sistema de extração de sacarose por meio de difusor modular, que utiliza baixa potência no acionamento. O índice de extração é próximo de 98%.

A planta conta com duas caldeiras com capacidade de 225 ton/h, 100 bar, 540 graus, propiciando alta eficiência técnica e conseqüentes ganhos na geração de energia elétrica. A unidade tem capacidade para abastecer a uma cidade de 1 milhão de habitantes por cerca de 10 meses ao ano, que é o tempo médio de duração da safra.

No tratamento de caldo foi instalado um clarificador de baixo tempo de retenção de 1.000 m3/hora. Na concentração estão sendo utilizados multi reboilers. A fermentação é feita por batelada, com sistema ajustado para 1.600 m3 em cada uma de suas 8 dornas.

O sistema de água é todo em circuito fechado, utilizando formas de resfriamento nos processos. Outro diferencial é o sistema de automação integrado, o COI, onde a operação é feita automaticamente, com mínima intervenção dos operadores.

O Prêmio MasterCana Centro-Sul vai reunir as principais lideranças, autoridades e representantes do setor. Mais de 50 grupos do Norte/Nordeste, Centro-Sul e Estrangeiros já confirmaram presença no evento que marca a edição 200 do JornalCana. Fundado há 22 anos, o Jornal é a principal referência do setor sucroenergético nacional.

O MasterCana é uma tradicional premiação setorial que, há 20 anos, vem reconhecendo o mérito daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável, pujante e dinâmica, premiando pessoas e organizações que se destacam na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e sócio-econômico do setor, assim como no fornecimento de bens e serviços para esta importante atividade econômica.

A premiação conta com o patrocínio das empresas Brumazi, Citrotec, Nambei, Produquímica, Quimatec, SherwinWilliams, TransEspecialista, W Moraes, Zaraplast, CPFL e Proeng. Mais informações podem ser obtidas com Luciano pelo telefone (16) 3512-4300, e-mail luciano@procana.com.br e site www.mastercana.com.br.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.