JornalCana

Consumo excessivo de adoçante pode fazer mal à saúde

Em busca de redução calórica para manutenção de peso, impossibilidade de consumir açúcar ou, mesmo por hábito, os adoçantes conquistam novos adeptos a cada dia. Mas, afinal o que é adoçante? Quem esclarece o assunto é a nutricionista Sheila Silva Castro, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Adoçante dietético é um produto composto por edulcorantes – substâncias que possuem grande poder de adoçar e por esse motivo são utilizados em menor quantidade.

Existem diversos tipos de edulcorantes que estão classificados em dois grupos: os calóricos e os não calóricos. No primeiro, encontram-se o sorbitol, o manitol, o xilitol, a lactose, a frutose e a maltodextrina; e no segundo – não calóricos – estão o ciclamato, a sacarina, o acesulfame-k, o steviosídeo e a sucralose. (Confira quadro em www.mprossi.com.br/si/site/2208).

Segundo a nutricionista, os adoçantes possuem recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS – quanto ao consumo diário e não devem ser consumidos à vontade. “A ingestão excessiva de edulcorantes calóricos pode causar alguns transtornos como diarréia e alteração na glicemia”, alerta Sheila.

Alguns adoçantes podem deixar na boca um gosto residual amargo e o ideal é variar o tipo até encontrar o que mais se adapte ao paladar. Atualmente, o consumidor tem a opção de escolher entre pó, tabletes ou gotas.

Outra dica importante é observar os rótulos dos produtos e verificar os tipos de edulcorantes presentes no item a ser adquirido, principalmente se o consumidor for diabético, pois alguns produtos mesclam edulcorantes com açúcar, o que torna o produto não indicado para este público. Para o uso culinário existem formulações próprias que mantém suas características mesmo em elevadas temperaturas.

A substituição de açúcar branco por adoçante deve ser criteriosa e uma alimentação equilibrada precisa ser fracionada, colorida, variada e se possível orientada individualmente por um profissional capacitado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram