Conheça o biocarvão, que é feito a partir da palha da cana-de-açúcar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Biochar, ou biocarvão, ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e sua composição integra palha de cana-de-açúcar.

Conheça mais sobre o biocarvão, que é feito a partir da palha da cana-de-açúcar, e foi tema de pesquisa de doutorado da engenheira agrônoma Sarah Vieira Novais na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba (SP).

Este conteúdo foi originalmente produzido por Antonio Carlos Quinto para a Agência USP. Clique aqui para acessar o conteúdo no original. 

Em seu trabalho, Sarah mostrou que os biochars são capazes de mitigar os impactos ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e recuperar águas residuárias ocasionadas pela elevada concentração de fósforo, entre outras aplicações.

Os biochars (biocarvão) são feitos a partir de compostos com dejetos de galinha e palha de cana-de-açúcar.

Resultam resultam de um material que antes se caracterizava como problema ambiental. Eles foram aplicados em águas eutrofizadas ou residuárias e o experimento se mostrou viável, não só em razão da adsorção de fósforo, mas também de sulfatos e, em menor proporção, nitratos e cloretos.

Retenção

Segundo Sarah, “ambos os biochars não teriam capacidade de adsorção [retenção] do fósforo sem passar por modificação química”. Para conferir tal propriedade ao biocarvão, permitindo seus diferentes usos, foi realizado um processo denominado dopagem, utilizando magnésio ou alumínio.

Assim, os biochars de dejeto de galinha e palha de cana-de-açúcar se mostram excelentes para a recuperação de águas e posterior reúso na agricultura. A tese de Sarah Vieira Novais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Esalq, sob orientação do professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, foi defendida em janeiro deste ano.

Confira podcast da Agência USP com a engenheira agrônoma dentro da série “Os Novos Cientistas”.

No podcast, a engenheira agrônoma Sarah Vieira Novais fala sobre seu estudo em que foram desenvolvidos biochars (biocarvão) a partir de compostos com dejetos de galinha e palha de cana-de-açúcar.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.