JornalCana

Conheça as previsões da usina de cana São José da Estiva para a safra 16/17

estivaEm entrevista para o Portal JornalCana, Roberto Holland, diretor superintendente da Usina São José da Estiva, localizada em Novo Horizonte (SP), detalha as projeções da safra 2016/17 da companhia sucroenergética. Confira a seguir. 

Holland, diretor superintendente da Usina São José da Estiva: projeções para a safra 16/17
Holland, diretor superintendente da Usina São José da Estiva: projeções para a safra 16/17

Como foram os resultados da safra 2015/16?

Roberto Holland – Moemos 3,226 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. É uma moagem recorde. A maior moagem anterior da Usina São José da Estiva foi na safra 2010/11, quando foram processadas 3.190 milhões de toneladas de cana.

Quais os principais motivos do recorde de moagem?

Roberto Holland – Devido à melhoria nos tratos agrícolas e no sistema de plantio de cana-de-açúcar, saímos de um resultado de 85 toneladas de cana por hectare (tch) para 94 tch.

Quando terminou a safra 2015/16? E houve cana bisada?

Roberto Holland – A safra foi encerrada o dia 28 de dezembro de 2015. E há cana bisada: 150 mil toneladas. Se não houvesse tanta chuva, essas 150 mil toneladas também teriam sido processadas.

Qual foi a produção da 15/16?

Roberto Holland – Fechamos com produção de 149 mil toneladas de açúcar. Nosso açúcar é para o mercado externo. Sobre etanol, a produção foi de 28,2 milhões de litros de hidratado e 126 milhões de litros de anidro.

E em relação à eletricidade cogerada para venda?

Roberto Holland – A produção de energia cogerada excedente é de 99 mil megawatts-hora (MWh). Trabalhamos com contratos de 2 a 3 anos no mercado spot.

 

Comente sobre as projeções da safra 2016/17

Roberto Holland – A previsão é a de começar a safra 16/17 no dia 04 de abril próximo. Primeiro será processada a cana bisada, com o devido emprego de maturador. Para a 16/17, nossa meta é a de moer 3,5 milhões de cana-de-açúcar. E a safra deverá ser encerrada em 20 de novembro próximo devido à provável incidência de chuvas e à queda do ATR.

E a previsão de produção na 16/17?

Roberto Holland – Na 16/17, a previsão é a de fazer 10% a mais de açúcar e de etanol em relação à safra 15/16.

A safra 16/17 da Usina São José da Estiva será mais açucareira?

Roberto Holland – Acompanhamos o mercado de açúcar e de etanol para definir o mix. Hoje existe um descasamento entre os preços dos dois produtos. Na bolsa de Nova York, em termos de curvas de preços, o açúcar vai bem melhor. Estamos atentos: se essa sinalização continuar, [o foco] será o açúcar.

A Usina São José da Estiva tem folga para alterar o mix? 

Roberto Holland – Nossa capacidade de deslocamento de um produto para outro é de 5%. Deveremos decidir até março próximo como será o mix da 16/17.

A Usina São José da Estiva comercializa o açúcar através da Copersucar. Quanto de açúcar da 16/17 já está hedeado? 

Roberto Holland – 30% do açúcar a ser produzido já está com hedge.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram