Congresso Stab tem número recorde de trabalhos inscritos

Um número recorde de 167 trabalhos está sendo apresentado no 9o Congresso Nacional da Stab – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, que acontece até 21 de novembro no Centro de Convenções de Maceió, AL. Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão temática convidada e recomendados para apresentações em sessões plenárias ou publicação em 35 posters que estão espalhados pelo ambiente climatizado do evento. A comissão temática é formada por professores da Ufal – Universidade Federal de Alagoas e UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, alguns técnicos de usinas e pesquisadores da embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com Cândido Carnaúba Mota, presidente da Stab Leste e principal responsável pela organização do evento em Maceió, a quantidade recorde de trabalhos inscritos valorizou o congresso. O ambiente climatizado aproximou público dos patrocinadores e criou espaço para interatividade durante os almoços e coffee-break.

“Nossa prioridade é a difusão do conhecimento e para isto não hesitamos em juntar esforços”, informa Cândido Carnaúba. Ele conta que houve resposta dos técnicos das usinas, especialmente as nordestinas, à convocação da Stab para o congresso. Os que vieram foram recebidos por um ambiente climatizado agradável, por meio de um galpão inflável. “É uma época muito quente em Alagoas, e climatizar o ambiente foi a forma que encontramos para amenizar o calor, além de permitir a interatividade entre o público, os trabalhos expostos e os patrocinadores”.

As visitas técnicas do congresso deste ano foram feitas nas Usinas Caeté, do Grupo Carlos Lyra, e Coruripe. “Nosso forte sempre são as visitas técnicas”, lembra Cândido Carnaúba. “Nela, visitamos a indústria e toda a área agrícola e o conhecimento é ampliado”, explica.

O ex-ministro Roberto Rodrigues é uma das figuras ilustres deste congresso Stab. Ele falará na sexta-feira, 21, sobre mercado de biocombustíveis.

O evento da Stab terá noite festiva amanhã, nos jardins do Hotel Jatiúca, com a festa de entrega do Prêmio MasterCana Nordeste, promovido pela ProCana, empresa que edita o JornalCana. A partir das 20h30 acontece a entrega do prêmio MasterCana a personalidades e empresas que se destacaram em 2008 no setor sucroalcooleiro nordestino. A organização do Congresso Stab promove ainda a Noite Típica Alagoana. Grupos folclóricos alagoanos farão uma série de apresentações. Os convidados terão a oportunidade de degustar pratos típicos da culinária local. Antes, toda a orla de Maceió verá um show pirotécnico de 8 minutos e depois haverá show musical da banda alagoana Conexão Latina. Os convites custam R$ 50,00 cada.

Festa da Stab e Prêmio MasterCana Nordeste

Local – Jatiúca Hotéis & Resorts

Lagoa da Anta, 220 – Mangabeiras, Maceió – Al

Traje – Esporte

Informações e Convites (R$ 50,00) : Fone 82 9999 1616 Laudilene ou Cledjane (Stab)

X