Mercado

Com mistura do E10 em risco, atenção dos players se vira para o México

Ana Cecilia Porte Petit Anduaga, Diretora  de Biocombustíveis do Ministério Mexicano de Energia (Sener)
Ana Cecilia Porte Petit Anduaga, Diretora de Biocombustíveis do Ministério Mexicano de Energia (Sener)

Para os players da indústria de etanol na América Latina, o México é um país importante a ser observado agora.  Desde a aprovação inicial do E10 em Junho de 2017, o país tem estado em uma luta aquecida entre os defensores do etanol e o lobby politicamente entrincheirado do MTBE.

 Vários retrocessos, incluindo uma medida liminar emitida pela estatal petroleira PEMEX para evitar a mudança para misturas de etanol mais elevadas, assim como a limitação do uso do E10 nas cidades maiores, tem causado aos observadores o medo de um futuro sombrio para adoção do etanol no país.

 Entretanto, a maré virou. A medida liminar da PEMEX foi retirada, e agora a companhia estatal do petróleo tem a aprovação para levar a taxa de mistura até 10%. Um estudo emitido pelo Instituto Nacional de Petróleo do México (IMP) demonstrou que não existe diferença estatística no perfil das emissões do MTBE e gasolina mesclada ao etanol, significando que o E10 na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey está potencialmente de volta. E o novo ministro de energia do México, Rocio Nahle, tem ressaltado a importância da descarbonização para o progresso do mix de energia do país.

Estes desenvolvimentos significam que esta é a hora ideal para encontrar membros da indústria do México e da comunidade internacional para discutir novas oportunidades na região.

Com este objetivo, a F.O. Licht realiza a 4ª Conferência Ethanol Latin America para reunir a mais recente inteligência de mercado, network com os principais players e descobrir novas oportunidades de negócio.

 

A Conferência apresentará palestrantes de alto perfil, dentre os quais:

–              Ana Cecilia Porte Petit Anduaga, Diretora  de Biocombustíveis, do Ministério Mexicano de Energia (Sener)

–              Rene Zacahula Dominguez, Diretor Geral, Grupo Báltico

–              Humberto Jasso Torres, Presidente Executivo, Câmara Mexicana do Açúcar

–              Benito López Martínez, Gerente Geral, Bioenergéticos Mexicanos S.A.P.I. de C.V. (Biomex)

–              Carlos Alberto Torres, CEO, Ciprof Energies

O evento representa uma oportunidade única para ouvir esses palestrantes e outros sobre a introdução do E10, além de novas maneiras para investimentos na região e perspectivas para o comércio internacional de etanol.

Para facilitar a participação 4ª Conferência F.O. Licht Ethanol Latin América, os leitores do JornalCana podem se inscrever com desconto de 20% através do link https://goo.gl/TJW2cc

 

Banner Revistas Mobile