JornalCana

Colhedoras John Deere possuem sistema para controle da altura do corte de base

O que é o Controle Integrado da Altura do Corte de Base (CICB)?

 

Trata-se de um sistema inteligente que controla eletronicamente a pressão de apoio dos divisores de linha flutuantes, em função das irregularidades do solo. As movimentações dos divisores são captadas por sensores de posição, que irão coordenar a variação da altura do corte de base em função do alvo pré-estabelecido pelo operador.

Além de possuir regulagens simples, o CICB tira do operador a tarefa de regular continuamente a posição dos divisores de linha e discos de corte, já que a função passa a ser automatizada. Dessa forma o operador estará mais atento a outros pontos importantes da operação, como por exemplo, o corte de pontas.

 

Quais as regulagens do CICB?

 

            O operador deve realizar apenas três regulagens antes de utilizar o CICB:

 

Pressão dos divisores de linha – irá variar de acordo com as condições encontradas (solo, volume de palha, etc.). Pressões maiores fazem com que os divisores de linha tenham menor contato com o solo, enquanto pressões menores significam divisores mais apoiados no solo.

Alvo de corte – operador deve selecionar a altura alvo que melhor atenda as necessidades de corte. A colhedora sempre buscará a altura alvo, recebendo a informação das variações do terreno através da flutuação dos divisores de linha.

Sensibilidade dos divisores de linha e corte de base – sua regulagem (alta ou baixa) define de que maneira o sistema irá reagir às variações do terreno.

 

É essencial que o operador realize o teste de início de talhão e atente aos efeitos da pressão dos divisores de linha, bem como altura do corte. Em seguida, deve realizar ajustes, se necessários.

 

Como o CICB contribui para uma operação de qualidade e viável economicamente?

 

  • Alta performance: corte rente ao solo, preservação da soqueira e redução da quantidade de impurezas minerais, já que minimiza o contato dos discos de corte com o solo.
  • Mais disponibilidade: menos paradas para trocas de facas do corte de base e picador.
  • Custo reduzido: redução no consumo de facas do corte de base e picador e redução no consumo de combustível.

 

As colhedoras 3520 e 3522 possuem a tecnologia:

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram