Clima seco faz usinas paulistas ampliarem produção de açúcar, avalia o Cepea

O clima seco registrado em áreas canavieiras do estado de São Paulo faz as usinas ampliarem a produção de açúcar mesmo em uma safra anunciada como alcooleira.

Apesar do mix de produção indicar que a safra 2018/19 será mais alcooleira, o clima seco tem acelerado a colheita da cana nas lavouras paulistas e, consequentemente, elevado a produção de açúcar, destaca o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário, atrelado à baixa demanda de compradores, fez com que os preços do cristal voltassem a cair.

Entre os dias a 14 de maio, o Indicador do Cristal Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 até 180, recuou 5,4% no mercado paulista, fechando a segunda-feira (14) a R$ 52,68/saca de 50 kg.

Demerara

Outro fator que, segundo o Cepea, influenciou o recuo dos preços domésticos do açúcar cristal foi o comportamento dos valores do demerara na Bolsa de Nova York (ICE Futures), que estão em movimento de queda desde março/18.

Vale lembrar que o cenário externo é baixista, acarretado pela ampla produção de açúcar em vários países, conclui o Cepea.

X