JornalCana

Chuvas de verão não aliviam estado de emergência no NE

img4738

A cidade de Vicência (PE) é o oitavo município produtor reconhecido a nível nacional em estado de emergência por conta da longa estiagem. As demais são Pombos, Passira, Carpina, Nazaré da Mata, Orobó, Paudalho e Bom Jardim. “A chuva de verão começou, mas os agricultores estão descapitalizados, porque perderam 50% do faturamento com a seca e ainda convivem com a redução no preço da tonelada de cana, agravando os problemas financeiros, impossibilitando as condições ideias para realização dos tratos culturais na entressafra”, explica Alexandre Lima, presidente da AFCP

Segundo a Associação dos Fornecedores de Cana de PE, o cenário chama atenção aos significativos prejuízos provocados na agricultura estadual em consequência da estiagem, mesmo com as chuvas recentes. “Houve uma redução de 35% na produção em virtude do déficit de 50% do índice pluviométrico nos meses do desenvolvimento da safra. A seca levou diversas cidades produtoras de cana a solicitar estado de emergência nacional”, diz .

Segundo ele,  mais cidades aguardam a análise da Defesa Civil Nacional, entre elas : Catende, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Limoeiro, Macaparana e Timbaúba.

O dirigente informa que, somente após o reconhecimento de estado de emergência pelo governo federal, os produtores das cidades afetadas poderão participar das medidas emergenciais governamentais. Uma das ações é a negociação de dívidas e financiamentos a juros menores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram