JornalCana

China quer ampliar o uso do etanol até 2020

A China pretende ampliar o uso de etanol combustível a todo seu território, segundo um projeto governamental apresentado nesta quarta-feira (13) e que demonstra o desejo de Pequim de reforçar a luta contra a poluição e de buscar possibilidades para os colossais excedentes de milho.

Leia mais: Entenda porque China e Brasil provocaram uma guerra comercial por biocombustíveis

“Está previsto apoiar até 2020 o uso de etano combustível no conjunto do país e garantir uma cobertura máxima completa, reforçando as capacidades da indústria dos biocombustíveis”, afirma o documento divulgado pelo NDCR, o poderoso órgão de planejamento econômico, em cooperação com a Administração de Energia.

Leia mais: Brasil e China fecham parceria de tecnologia de produção de biocombustível

Os biocombustíveis estão relegados a um patamar mínimo na China, o maior mercado automobilístico do planeta, onde representam apenas 1% do volume de produtos petroleiros consumidos.

Leia mais: Conheça 10 processos para refino de açúcar usados pela LDC na China

Posteriormente, “até o fim de 2025, (o país) deverá começar a produzir em grande escala etanol a base de celulose (matéria vegetal) e a melhorar suas tecnologias para alcançar os padrões internacionais”, completa o texto.

O objetivo é reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa para diminuir a poluição atmosférica nas grandes cidades chinesas, mas também “um melhor uso das produções agrícolas vencidas ou excedentes”.

Leia mais: China sobretaxa açúcar importado, mas não está entre os principais clientes das usinas do Brasil

O etanol pode ser produzido a partir de cana-de-açúcar, mas também do milho. A China possui um excedente colossal de milho em suas reservas, avaliado em mais de 200 milhões de toneladas.

Grande parte da colheita nas regiões norte e nordeste da China é comprada por órgãos estatais, em particular para manter os preços.

A China reduziu a previsão de colheita de milho para 2017/18, mas as autoridades buscam maneiras de esgotar os gigantescos excedentes nacionais, de qualidade frequentemente inferior e que deterioram com o tempo.

Leia mais: Como fazer um tratamento de caldo adequado, obter açúcar do tipo 2 e ganhar mais dinheiro

A longo prazo, o país tem outros ingredientes em vista para os biocombustíveis. “A China produz anualmente mais de 400 milhões de resíduos vegetais de palha ou silvicultura, 30% deles poderiam ser utilizados para produzir 20 milhões de toneladas de biocombustíveis”, destaca a Administração de Energia.

Atualmente, o consumo chinês de biocombustíveis alcança 2,6 milhões de toneladas por ano. A China é o terceiro maior país produtor – muito distante de Estados Unidos e Brasil – e espera aumentar sua produção a quatro milhões de toneladas até 2020.

Fonte: G1

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram