JornalCana

Centro-sul terminará colheita em dezembro

A colheita de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil, a maior região produtora do mundo, deverá terminar no mês que vem, depois que as piores chuvas de 45 anos mantiveram os trabalhadores fora dos campos, segundo Plínio Nastari, presidente da empresa de consultoria Datagro Ltda.

“A produção de cana-de-açúcar deverá ser de cerca de 530 milhões de toneladas, com 56 milhões de toneladas deixadas nos campos para serem colhidas no ano que vem”, disse Nastari em entrevista em uma conferência da Organização Internacional do Açúcar (OIA). “A colheita do ano passado se prolongou pelos primeiros meses deste ano, e a maioria dos produtores lamenta isso porque eles perderam dinheiro”, acrescenta Nastari. “O número mágico é 22 de dezembro” para o fim da colheita, completou. Os contratos de açúcar demerara (não refinado) subiram ao patamar mais alto de 28 anos em setembro devido à especulação de que a oferta seria conti! da pelo mau clima no Brasil e na Índia.

A oferta mundial de açúcar não deverá atender a demanda pelo terceiro ano-safra a ser iniciado em outubro de 2010. O déficit de 2010/2011 deverá ser de 500.000 toneladas, contra o de 8,2 milhões de toneladas de 2009/2010, segundo Nastari.

“O açúcar é limitado pela capacidade de produção do açúcar” no Brasil, disse ele. A produção de cana do centro-sul aumentará cerca de 10%, para de 565 milhões a 590 milhões de toneladas em 2010/2011, enquanto a produção de açúcar crescerá cerca de 9% para 31,6 milhões de toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram