JornalCana

Centro-Sul moeu 6,8% menos cana em outubro, afirma Platts

As usinas da região Centro-Sul devem registrar nova queda de moagem para o próximo balanço quinzenal de safra da Unica, referente aos quinze primeiros dias de outubro, segundo a consultoria S&P Global Platts.

Segundo seus analistas, a moagem deve ficar 6,8% abaixo do registrado na safra passada, totalizando 33,86 milhões de toneladas, ante 42,26 milhões de toneladas em 2015/16.

Motivos

As chuvas registradas durante a quinzena obrigaram diversas unidades a interromper a produção. Outro fator é o encerramento antecipado da safra 2016/17. Até a segunda quinzena de setembro 13 usinas haviam encerrado a safra, conforme levantamento da Unica.

A expectativa do mercado é que a entressafra no Centro-Sul seja iniciada a partir da segunda quinzena de novembro. Movimento contrário ao observado na safra anterior, quando as unidades estenderam a moagem até fevereiro deste ano.

Produção

Para a Platts, o direcionamento da produção para fabricação do etanol se manterá nesta quinzena, com 50,86% do mix produtivo direcionado para o biocombustível e os 49.14% restantes para o açúcar.

Em igual período na safra anterior, o mix produtivo para o etanol foi de 56,67%. Redução motivada pelos preços favoráveis do açúcar no mercado internacional.

Etanol

A produção quinzenal de etanol deve apresentar redução de 12% em relação ao mesmo período de 2015, atingindo 1,48 bilhão de litros. A produção acumulada deve fechar com queda de 17%, com total de 21,35 bilhões de litros.

Açúcar

Com remuneração atrativa, a Platts vê crescimento de 11% na produção quinzenal do açúcar, que deve totalizar 2,33 milhões de toneladas.

ATR

Para a quinzena é esperado ATR igual a 147 kg/t. Em igual período no ciclo 2015/16, o ATR ficou em 140,02 kg/t.

Abaixo números completos da estimava da Platts e o comparativo com os resultados da Unica:

platss1617oct1

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram