Mercado

Carnaval reduz venda de etanol

Carnaval reduz venda de etanol

As vendas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul caíram na primeira quinzena de março, puxadas por um número menor de dias úteis no período. Conforme dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), nos primeiros quinze dias deste mês, a comercialização de hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, recuou 2,85%, para 465,666 milhões de litros, ante os 479,373 milhões de litros do mesmo intervalo do ano passado.

Traders afirmam, no entanto, que deve haver uma recuperação nas vendas na segunda quinzena de março, uma vez que a queda nas duas primeiras semanas do mês se deveu ao baixo número de dias úteis no período. “Nos primeiros 15 dias de março, o primeiro dia útil foi, de fato, o dia 5, a quarta-feira de carnaval”, disse um trader.

No acumulado da safra 2013/14, ou seja, de abril de 2013 até a primeira quinzena de março, a venda de hidratado cresceu 12,2%, a 14,1 bilhões de litros. Os preços mais atrativos ao consumidor nos postos desde o fim do primeiro semestre do ano passado ajudaram a alavancar as vendas.

Mas, há duas semanas, o etanol hidratado perdeu espaço até no Estado de São Paulo, maior consumidor de combustíveis do país. Na semana passada, abastecer com o produto deixou de ser atrativo mesmo em Goiás, último Estado do país onde ainda havia alguma vantagem – ainda que pequena – em fazê-lo.

Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a relação entre o preço do etanol e da gasolina na semana entre 16 e 22 de março foi de 71,5% em São Paulo e em Goiás de 71,6% (ante 69,5% da semana anterior). Em ambos os Estados essa relação é desvantajosa ao etanol se considerado o parâmetro que estabelece que é viável abastecer com o biocombustível apenas quando seu preço na bomba equivale a menos de 70% do preço da gasolina. É preciso lembrar, contudo, que há estudos indicando que o etanol é competitivo mesmo quando seu preço chega a quase 80% do da gasolina.

Apesar da queda de vendas do hidratado na primeira quinzena do mês, as vendas totais de etanol – considerando também o anidro – cresceram 10,6%, a 874,648 milhões de litros. Somente a comercialização de anidro, que é misturado à gasolina, aumentou 31% no período, para 408,9 milhões de litros. No acumulado da safra 2013/14, as vendas totais de etanol somaram 24,5 bilhões, 15% de alta em relação ao mesmo intervalo do ciclo anterior.

(Fonte: Valor Econômico)

Banner Revistas Mobile