JornalCana

Cargill e USJ iniciam produção de etanol de milho. Saiba detalhes

O Portal JornalCana apurou informações sobre o início da produção de etanol de milho na unidade junto à Usina São Francisco, em Quirinópolis (GO), controlada pela SJC Bioenergia, que pertence à companhia norte-americana Cargill e a USJ, tradicional empresa do setor sucroenergético brasileiro. Saiba mais. 

Usina São Francisco, onde está a planta de etanol de milho e de sorgo
Usina São Francisco, onde está a planta de etanol de milho e de sorgo

A unidade de processamento de biocombustível de milho em Quirinópolis começou a operar os testes no começo de dezembro de 2015. As informações a seguir foram apuradas pela equipe do Portal JornalCana junto a profissionais ligados ao setor.

Leia mais: Cargill foi a estrangeira que mais investiu no setor sucroenergético

  • A planta de etanol utiliza milho e também sorgo
  • As obras de implantação começaram em 15/08/2014
  • O responsável pelo projeto é o norte-americano Ben Lee
  • O projeto foi apelidado de Chica Doida, em alusão a um prato típico de Quirinópolis, município onde fica a planta e a Usina São Francisco (USF)
  • Pelo menos 15 americanos, especialistas no processamento de grãos, ministraram treinamentos para as equipes do Chica Doida entre outubro e novembro de 2015
  • A supervisão do projeto é de Leila Midori Yoshida
  • Além da produção de etanol, a planta foca a produção de DDGS (grãos secos destiladores a solúvel), produto do processo de produção do etanol e alimento para animais. É altamente indicado pelo valor nutriente para o gado.
  • Um objetivo da planta em Quirinópolis é criar uma base de distribuição de DDGS em Goiás. Base semelhante mais próxima da Cargill está localizada em Uberlândia (MG), a mais de 300 quilômetros de distância.

Saiba mais sobre a SJC Bioenergia:

A joint venture SJC Bioenergia foi oficializada em setembro de 2011 entre o Grupo USJ, controlado pela família Ometto e com 65 anos em atividades, e a multinacional de origem norte-americana Cargill.

A SJC Bioenergia controla as usinas São Francisco, em Quirinópolis e Usina Rio Dourado, instalada no município de Cachoeira Dourada, ambas em Goiás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram