JornalCana

Cana inspira estudantes brasileiros a criar inovações sustentáveis

Estudantes de ensino médio e de faculdades de todo Brasil têm sido inspirados pela cana-de-açúcar a criar projetos acadêmicos usando a biomassa da cana como base para novas criações de produtos biodegradáveis.

De todas as ideias apresentadas pelos estudantes, duas soluções inovadoras se destacaram e foram premiadas no exterior: um detergente de origem renovável com potencial para ajudar no combate ao Aedes aegypti sem causar grandes impactos ao meio ambiente e uma bandeja de bagaço e palha de cana que pode substituir algumas embalagens de isopor usadas por padarias e supermercados.

“É estimulante notar como a cana continua contribuindo para o futuro da ciência brasileira, motivando estes jovens pesquisadores a criarem produtos cada vez mais alinhados com a questão ambiental”, avalia o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar — Unica, Alfred Szwarc.

O Projeto Bandeja, tem como principal objetivo reduzir a quantidade de isopor descartado no meio ambiente, onde o processo de decomposição do material pode durar até 300 anos, especialmente aquelas embalagens de carne, embutidos, frutas e verduras encontradas nas prateleiras de padarias e supermercados.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram