JornalCana

Cana-de-Açúcar: Começa a colheita em Alagoas

A fumaça que sai da chaminé anuncia: já tem usina moendo cana-de-açúcar em Alagoas. Pelo sexto ano consecutivo, esta usina começa a moagem da cana mais cedo. Por essas máquinas, devem passar mais de dois milhões de toneladas de cana. A qualidade da terra e a chuva na hora certa contribuíram para esse resultado.

Só para o açúcar, foram destinados 82% dessa produção, e para o álcool, 18%. “Isso deve-se a alguns fatores. Primeiro, não faltou chuva nos momentos que a gente precisa. Segundo, uma boa adubação nos canaviais. E o terceiro, uma boa escolha dos tipos de cana-de-açúcar a moer”, diz Meroveu Passarinho, superintendente industrial da usina.

Por enquanto, a maioria das usinas de Alagoas ainda não começou a moer. A cana-de-açúcar está quase no ponto de corte e os trabalhos devem começar em setembro. Já no município de União dos Palmares, o problema maior é superar as dificuldades causadas pelas enchentes que atingiram o estado há dois meses. Aqui, a colheita vai começar ainda mais tarde, em novembro.

É que a correnteza arrastou os tanques de etanol, que armazenavam o produto. Agora, é preciso esperar a reconstrução para começar a moagem da safra deste ano. “Todos estão empenhados num verdadeiro mutirão em aprontar a usina para, no mais breve tempo possível, colocá-la em moagem”, afirma José Paulo Cavalcanti Neto, diretor executivo da usina.

Os três mil trabalhadores não foram dispensados e estão sendo aproveitados em outras funções. Seu Aloísio é cortador de cana, mas, no momento, trabalha na manutenção dos transportes. “Um dinheirinho aí no fim do mês para ir à feira é importante, né”, diz.

Pelo último levantamento da Conab, o Brasil deve colher 664 milhões de toneladas de cana, 10% a mais que na safra passada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram