JornalCana

Bunge distribui mudas de cana em Tocantins

A companhia americana Bunge, que possui oito unidades sucroenergéticas em quatro estados do País, iniciou distribuição de mudas de cana-de-açúcar para produtores rurais em Tocantins, estado no qual a empresa conta com unidade produtora de açúcar e de etanol. 

A unidade sucroenergética da Bunge em Tocantins é a Pedro Afonso, localizada no município de mesmo nome.

A distribuição de mudas de cana-de-açúcar foi repassada a produtores rurais no Centro Agrotecnológico de Palmas. São oito variedades da matéria-prima do açúcar e do etanol e são resultado de experimento realizado em parceria entre a companhia e a Secretaria de Estado e Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), de Tocantins.

Segundo a assessoria da Seagro, o experimento com Bunge é fruto de parceria de cinco anos.

No experimento, os técnicos chegaram a um resultado satisfatório de produtividade. “São variedades de excelente produção, validadas e adaptadas ao clima e ao solo tocantinenses. Podem alcançar uma produtividade de até 80 toneladas por hectare”, disse o engenheiro agrônomo da Seagro, Eduardo Castro Ribeiro, conforme a assessoria.

O engenheiro disse ainda que as pesquisas das oito variedades de cana-de-açúcar iniciaram em 2011, sendo que, nestes cinco anos, passaram por avaliações de manejo adequado, crescimento, ciclo de plantio e produtividade. “O produtor está levando um material genético de qualidade. Neste ponto, atinge o nível econômico de exploração”, reforçou.

Para o técnico agrícola que acompanhou de perto o ciclo do plantio, Marcos de Vargas, as mudas de cana são propícias para a ração animal, produção de rapadura e caldo. “São variedades consideradas de baixo custo para ração animal, pois não precisa estocar ou armazenar, a exemplo do grão, o que gera despesa para o produtor”, argumentou.

 

Acucar_Bioenergia

Conheça a usina da Bunge em Tocantins 

Pedro Afonso é a mais nova usina produtora de Açúcar e Bioenergia da Bunge no Brasil. Foi inaugurada oficialmente em 2011. Primeira unidade greenfield da empresa, a usina está localizada em Pedro Afonso, interior do Tocantins e tem capacidade inicial de moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

A construção da usina marca a consolidação da joint venture entre a Bunge e a Itochu, uma das principais tradings globais do Japão. Nessa iniciativa, 80% dos recursos financeiros foram investidos pela Bunge e 20%, pela Itochu, que também é parceira da Bunge na Usina Santa Juliana, em Minas Gerais, desde 2008.

A usina utiliza o que há de mais moderno em tecnologia, realiza plantio e colheita totalmente mecanizados, além de aproveitar integralmente o bagaço da cana para a produção de energia elétrica.

Pedro Afonso foi qualificada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) para exportação de etanol para os EUA. A usina tem capacidade instalada de 45 MW para geração de energia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram