Mercado

Bunge compra 60% de usina de etanol no centro-oeste

A Bunge Alimentos, unidade brasileira da empresa de grãos Bunge, disse na terça-feira ter comprado a maior fatia de uma usina de açúcar e etanol na região Centro-Oeste.

A Monteverde Agroenergia, que ainda está sendo construída, deve começar a operar em 2009, disse a companhia em um comunicado.

“Essa aquisição reforça o papel da Bunge no processamento de açúcar e etanol no Brasil”, informou a empresa.

A Bunge afirmou ter comprado 60 por cento do capital da Monteverde. O valor do negócio não foi revelado.

A capacidade inicial da moagem de cana será de 1,4 milhão de toneladas por ano, mas ela crescerá para 4,5 milhões de toneladas nos próximos quatro anos, informou a Bunge.

A usina também poderá produzir e vender energia elétrica obtida a partir da queima do bagaço da cana nos próximos dois anos.

A Bunge, terceiro maior player no agrobusiness global em receita, surpreendeu Wall Street em julho ao aunuciar que o lucro da empresa no segundo trimestre mais que quadruplicou, por conta dos bons resultados de suas operações com fertilizantes e no agronegócio.

A empresa também tem sido ativa em operações de aquisição. Em julho, anunciou que iria adquirir a divisão internacional de açúcar da Tate & Lyle e em junho afirmou que compraria a Corn Products International por 4,4 bilhões de dólares.

Banner Revistas Mobile