Bunge anuncia construção de usina em Tocantins

A Bunge anunciou ontem, dia 11, que vai investir em uma usina de açúcar e álcool no Estado do Tocantins em parceira com a trading japonesa Itochu. O investimento será da ordem de US$ 350 milhões, informou o CEO da multinacional, Alberto Waldrich.

Em setembro, a Bunge e Itochu anunciaram joint venture em projetos de usinas de açúcar e álcool. Também nessa mesma época, foi formalizada a sociedade da Itochu na usina Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, com uma participação de 20%.

O Projeto Bunge Tocantins consiste na construção de uma nova usina para produção de açúcar, álcool combustível e energia elétrica, a partir do processamento industrial da cana.

Ontem, o governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, entregou formalmente ao presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Roberto Waldrich, em Palmas, a licença de instalação para a nova usina.

Nessa iniciativa, a Bunge investirá 80% dos recursos e a Itochu 20%. A unidade, com início de operação previsto para 2010, ficará num terreno de 94 hectares na zona rural do município de Pedro Afonso.

A capacidade de processamento inicial é de 1,4 milhão de toneladas de cana por ano, podendo atingir até 4,4 milhões/ano. Segundo Waldrich, as duas companhias pretendem investir aproximadamente US$ 800 milhões no setor.

X