JornalCana

Brasil triplica exportação de álcool para os EUA

As exportações brasileiras de álcool para os Estados Unidos já somam cerca 340 milhões de litros nos quatro primeiros meses do ano, segundo o diretor da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ângelo Bressan Filho. O volume é mais que a metade dos embarques totais verificados em 2005 (600 milhões de litros).

Do total, 253 milhões de litros de álcool foram embarcados diretamente do Brasil para os EUA, ante os 84 milhões de litros no mesmo período do ano passado. As exportações indiretas (via Caribe) para o mercado norte-americano foram de 90 milhões de litros de janeiro a abril deste ano.

Os embarques de álcool para os EUA podem crescer muito mais se o presidente George Bush colocar em prática a sua idéia de reduzir as alíquotas de importação de hetanol. O assunto ainda está sendo discutido, mas se isso acontecer é preciso que seja de uma maneira programada para os próximos cinco, dez ou 20 anos, para não haver problemas de desabastecimento no mercado interno, segundo Bressan Filho.

Hoje o Brasil paga uma tarifa de US$ 0,54 centavos por galão de álcool (equivalente a 3,78 litros) para exportar para os EUA e a exportação de um litro custa US$ 0,369 em média.

O mundo consome 1,1 trilhão de litros de gasolina e 30 bilhões de álcool por ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram