JornalCana

Brasil lidera alta global na produção de biocombustível, diz AIE

As perspectivas para a produção global de biocombustíveis foram revisadas para o alto, em razão do crescimento da produção no Brasil, destaca a Agência Internacional de Energia (AIE) em relatório mensal divulgado nesta sexta-feira.

A estimativa agora é de que a produção global terá aumento equivalente a 70 mil barris por dia em 2015, dos quais o Brasil será responsável por expansão de 50 mil barris/dia. Para 2016, a expectativa é de produção adicional equivalente a 114 mil barris/dia, sendo 70 mil barris/dia adicionais vindos do Brasil. A produção global deve alcançar 2,4 milhões de barris/dia no ano que vem.

A alta no Brasil, conforme a AIE, se explica pelo aumento da taxação sobre a gasolina. Isso elevou a competitividade do etanol hidratado, que é vendido nos postos, e também do etanol anidro, que é misturado à gasolina.

A agência nota também que a industria de biodiesel no Brasil recebeu impulso proporcionado pela a lei que ampliou para 7% a adição de biocombustível ao diesel, resultando, agora, em estimativa de 10 mil barris/dia a mais.

Nos EUA, a pequena alta recente na demanda de gasolina provocou maior demanda de etanol para a mistura no combustível. Apesar de os volumes anunciados de produção de biocombustíveis serem menores do que as metas previstas, ainda assim representarão crescimento no consumo desse tipo de combustível.

A AIE destaca que, no caso do petróleo, o Brasil, um dos grandes agentes que não fazem parte da Opep, teve produção em julho de 2,45 milhões de barris/dia, seu mais alto nivel desde janeiro. A produção no pré-sal foi beneficiada por novos poços na plataforma de Mangaratiba, na Bacia de Santos, compensando declínio em poços na Bacia de Campos.

No entanto, a AIE nota que a ameaça de greve de trabalhadores da Petrobras contra cortes no plano de investimento da empresa lança sombras sobre as perspectivas da produção no curto prazo.

Fonte: (Valor)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram