Brasil capacita técnicos do Congo na produção de cana-de-açúcar

Cinco técnicos agrícolas da República do Congo participam do 1° Curso Internacional em Sistema de Produção de Cana-de-Açúcar, de 22 de novembro a 3 de dezembro, em Alagoas. A capacitação é promovida pela Unidade de Execução de Pesquisas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió (AL). A ação faz parte do acordo de Cooperação Econômica, Científica, Técnica e Cultural, celebrado entre os governos do Brasil e do país africano, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Com 80 horas de duração, o curso compõe as ações do Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica para a implementação do projeto “Formação de Recursos Humanos e Transferência de Tecnologia para Apoio ao Programa Nacional Congolês de Modernização do Setor sucroalcooleiro’’. Os instrutores são pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e técnicos de usinas brasileiras.

De acordo com o coordenador do curso, o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Antônio Santiago, entre os conhecimentos apresentados estão a morfologia e fisiologia da cana, estudos do solo, adubação, tratos culturais, melhoramento genético, doenças e pragas e pós-colheita. Os técnicos congoleses farão visitas técnicas a usinas e cooperativas alagoanas.

X