JornalCana

Bola oficial da Copa na Rússia usa cana-de-açúcar

Anunciada como bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a ser realizada na Rússia de 14 de junho a 15 de julho, a Telstar 18 contém borracha ecologicamente correta e é fabricada pela Arlanxeo na unidade do Rio Grande do Sul.

A borracha EPDM Keltan Eco é a primeira do mundo fabricada com etileno de base biológica extraído da cana de açúcar.

Aplicada na camada de espuma, logo abaixo da superfície da bola, a borracha têm densidade, dureza, peso e elasticidade adequadas para amortecer os chutes. A bola feita com Keltan resiste as condições climáticas e foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid, e também em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística.

“A sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo. Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuem características de alta performance e são sustentáveis”, diz Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas AG em texto de Elaine Silva para o Portal de Seguros.

Graças à matéria-prima natural, a borracha Keltan Eco possui uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que polímeros derivados de petróleo fóssil.

A Telstar 18 foi inspirada na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato. Na época, os pentágonos pretos e hexágonos brancos foram uma verdadeira revolução de design. Agora, a Adidas equipou a nova Telstar 18 com a mais recente tecnologia, um novo design de painel e uma estrutura de superfície otimizada.

Com um chip da NFC embutido na bola, os fãs podem obter conteúdo personalizado através de smartphones e interagir com uma comunidade ao redor do mundo.

A KELTAN Eco é a primeira borracha EPDM comercial do mundo produzida de matéria-prima de base biológica. O etileno utilizado neste processo é derivado da cana de açúcar. Benefícios da KELTAN Eco incluem: Conteúdo de base biológica de até 70%, dependência reduzida de recursos fósseis e pegada de carbono reduzida. Desde o final de 2011, a ARLANXEO produz borracha EPDM de base biológica em sua planta de Triunfo, no Brasil.

O etileno de base biológica é produzido pela Braskem, parceira da ARLANXEO, e flui diretamente por tubulações para a planta de EPDM. Avaliações de Ciclo de Vida Independentes de Keltan Eco EPDM em comparação a seu produto de EPDM da Keltan equivalente mostraram que a emissão de CO2 é reduzida em mais de 50%. KELTAN® Eco é uma marca registrada da ARLANXEO Netherlands B.V.

SOBRE ARLANXEO

ARLANXEO Brasil é a maior produtora de borracha sintética do país, com quatro unidades fabris, localizadas em Duque de Caixas (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE) e duas em Triunfo (RS). A companhia, fruto de uma joint venture entre a LANXESS e Saudi Aramco, estabelecida em 2016, possui 20 plantas de produção em nove países, incluindo as quatro brasileiras.

Além de estar presente em pneus de alta performance e ecológicos que garantem de menor consumo de combustível, tem borracha da ARLANXEO em cabos para piso, paredes laterais e outros componentes do pneu, matérias-primas plásticas e adesivas usadas na exploração e produção de gás e petróleo, gomas de mascar, esferas de esportes e golfe, mangueiras, correias transportadoras, entre outros produtos, como por exemplo, as sandálias Havaianas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram