BNDES lança hoje um livro para divulgar etanol da cana

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lança hoje (17), em São Paulo, SP, o livro Bioetanol da Cana-de-Açúcar – Energia para o Desenvolvimento Sustentável. O estudo, encomendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é considerado pioneiro no mundo e será lançado durante a abertura da Conferência Internacional sobre os Biocombustíveis, evento que acontece até sexta-feira (21).

O livro é uma compilação didática das principais características do etanol brasileiro, suas vantagens econômicas, sociais e ambientais. A publicação também mostra as diferenças entre o etanol derivado da cana, do milho, da beterraba e do trigo.

O objetivo é tornar o etanol brasileiro mais conhecido no mundo, além de vencer a barreira de desconfiança que ainda cerca o produto no que diz respeito a aspectos diversos da cadeia produtiva. O livro servirá de subsídio para a abertura de um diálogo internacional para formação de um mercado mundial de biocombustíveis, especificamente o etanol da cana-de-açúcar.

O livro, coordenado pelo professor da Universidade Federal de Itajubá, Luiz Augusto Horta Nogueira, conta com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A idéia do Governo, apoiado pelo BNDES, é promover, a partir do início de 2009, um road show (evento itinerante) para levar informações sobre o etanol a pelo menos quatro grandes blocos continentais: América do Norte, América Central e Caribe, América do Sul e Europa.

X