Blogs

Josias Messias é jornalista e presidente da ProCana Brasil, empresa com 25 Anos que edita o JornalCana, revista BIO&Sugar, Anuário da Cana e também realiza as premiações MasterCana e BestBIO. Dirige também a Sinatub Tecnologia, empresa líder em cursos e aperfeiçoamento técnico para a área industrial.

No terceiro setor, preside a Pró-Ribeirânia e o Conselho Deliberativo da Soberp.
Casado e pai de 3 filhos, Messias é um dos pioneiros na comunicação do setor sucroenergético e se destaca pela busca constante de informações e diretrizes do cluster cana-de-açúcar, dentro e fora do Brasil.

Profissional com 25 anos na área de RH, sendo 16 deles em Consultoria Organizacional e RH (1989 a 2005), com projetos de Remuneração Estratégica e Carreiras, Gestão de Clima Organizacional, Análise de Potencial e Desenvolvimento de Lideranças; e 8 anos na gestão da área de RH dentro das Usinas Batatais e Lins. Atualmente retornou à Consultoria, estando à frente da Coerhência- Integrando Negócios & Pessoas, onde é sócio-proprietária e principal Consultora.
Na consultoria, em sua primeira fase, desenvolveu projetos estratégicos e de porte em empresas fortes de mercado. Nas posições ocupadas na Usina Batatais, os objetivos foram o de construir políticas, práticas e ações sólidas e eficazes de gestão de pessoas; apoiar na transformação da cultura para a sustentação dos quadros e ambientes, visando sua evolução. E forte atuação focada no fortalecimento e aprimoramento contínuo dos papéis e atos de gestores e líderes.
Ministra aulas em cursos de pós-graduação; palestras, seminários e treinamentos com foco em Relações de Trabalho, Liderança, Motivação, Carreira e Empregabilidade, entre outros temas. Escreve artigos e matérias nos assuntos citados e particicipa ativamente de eventos da área como palestrante, painelista ou moderadora.
Profissional Premiada na Categoria de Gestão de Pessoas no Segmento Sucroenergético em 2011- Mastercana Centro-Sul (Agosto 2011).
Foi Presidente do GERHAI (Grupo de Estudos de RH na Agroindústria) na gestão 2013.

Consultor tributarista e sócio da MJC Consultores, é formado em Direito. Foi também sócio da BDO e da KPMG e professor de Planejamento Tributário na USP – MBA de Ribeirão Preto.

Psicólogo organizacional e terapeuta, lecionou na PUC— Campinas. Participou como diretor e gerente de administração e RH em diversas empresas nacionais e multinacionais. É consultor especializado em Logística Organizacional e Comportamental. Fundou em 1986 a Fazzolari Consultoria & Associados e em Abril de 2007 a AGRHO Recursos Humanos.