JornalCana

Bevap obtém R$ 3,6 milhões de ganhos com gestão industrial avançada

usina bevapEm busca da máxima eficiência e rendimento industrial, a Bevap Bioenergia, localizada no Vale do Paracatu em Minas Gerais, vem investindo fortemente em inovações tecnológicas. Nos primeiros meses desta safra, a usina comemora ganhos expressivos na extração do caldo, exportação de energia e recuperação de fábrica com a implantação do S-PAA, software simulação e optimização da cogeração e da planta industrial em tempo real.

“O software de gestão industrial avançada é uma excelente ferramenta e rapidamente apresentou ganhos em todo o processo, que somam mais de 3,6 milhões de reais em uma safra de 4.500 horas, confirmando o pay-back do projeto em 38 dias apenas com os ganhos já apurados, que não incluem ainda os resultados na fabricação de etanol”, afirmou o Gerente da Divisão Industrial da Bevap, Fernando César Calsoni.

“No geral, com a implantação do software, ganhamos na estabilidade de processo e melhor aproveitamento da matéria-prima”, complementa.

Concepção

Com o envolvimento de toda a equipe no projeto, da concepção à operação, a empresa obteve crescimento de 0,53% na extração do caldo, redução de 12,7% na degradação da pureza ao longo do processo, aumento da recuperação de fábrica em 0,31%, além de gerar cerca de 1MW de energia com sobra de bagaço.

“Já que toda nossa equipe aprovou e acredita na ferramenta, nossa expectativa é ampliar o uso do S-PAA, implementando novos laços fechados na planta e melhorando nossos hábitos de gestão do processo” diz Calsoni.

A Bevap, inclusive, bateu recorde histórico na produção de açúcar cristal, produzindo 30.240 sacas de 50k em um único dia. “Apesar das constantes adversidades, particularmente estou muito feliz com os resultados desse ano, porém iremos em busca de mais na safra 2016/17”, lembrou o gerente industrial.

A Usina Bevap irá moer na próxima safra cerca de 2,6 milhões de toneladas cana-de-açúcar, produzir 4,932 milhões de sacas de açúcar (Branco e VHP) e 56 milhões de litros de etanol.

bevap

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram