JornalCana

Barcaças voltam a passar pela hidrovia Tietê-Paraná após reabertura

A hidrovia Tietê-Paraná teve o primeiro comboio passando pela região noroeste paulista nesta segunda-feira (8). Durante a manhã, uma barcaça passou pela eclusa da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, em Buritama (SP). A hidrovia já estava liberada desde o mês passado.

Segundo informações da administração da eclusa, o comboio estava vazio e saiu de Pederneiras (SP) e foi para São Simão (GO), onde será carregado com soja e deverá retornar até o porto de Santos.

Ainda segundo a AES Tietê, um outro comboio está navegando no sentido contrário e deve passar pela eclusa em Buritama nesta terça-feira (9). Por causa da paralisação da hidrovia por quase dois anos, o movimento de barcaças deverá ser constante na hidrovia até que o tráfego se normalize.

Paralisação

Foram quase 20 meses de interdição por causa da seca que baixou o nível do rio, desde maio de 2014. As chuvas de janeiro recuperaram o nível do rio, que subiu cinco metros no trecho crítico, que era em Buritama.

Com a hidrovia aberta, cerca de seis milhões de toneladas de carga vão voltar a ser trafegadas pelo local. De acordo com o Departamento Hidroviário, um comboio de barcaças retira das rodovias cerca de 200 caminhões das estradas, o que corresponde uma redução nos custos do transporte de 40%.

O presidente do Sindasp, Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial de São Paulo, afirma que durante a seca mais de mil demissões foram registradas nas empresas envolvidas no processo.

Fonte: (G1)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram