JornalCana

Aumento de água nos reservatórios faz PLD cair 16%

A elevação das afluências nos reservatórios das hidrelétricas é a principal responsável pela queda de 16% no valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) no período entre 6 a 12/10 ante a semana anterior.

Nessa semana, o PLD vale R$ 325,52 o megawatt-hora (MWh), contra R$ 386,47/MWh no período anterior.

A queda vale para os quatro submercados (Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte), segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A maior presença de água, ou afluências, seguem em alta. Nos primeiros dias de outubro, por exemplo, elas se elevaram em torno de 6.000 MWmédios, sendo revistas de 70% da média histórica para 84%. No Sul, a previsão que era de 64%, saltou para 104%, ficando acima da média.

Leia também:

Procana Sinatub promove cursos sobre moenda, difusor e fabricação de açúcar

A expectativa é que a carga do Sistema para a próxima semana fique em torno de 915 MWmédios mais alta, com elevação esperada no Sudeste (+695 MWmédios), Sul (+65 MWmédios) e Norte (+155 MWmédios). No Nordeste, não há expectativa de variação em relação à semana anterior.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 395 MWmédios acima do esperado, com níveis mais baixos no Sudeste (- 205 MWmédios) e no Norte (- 410 MWmédios). Já os níveis estão mais altos no Sul (+ 905 MWmédios) e no Nordeste (+105 MWmédios).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram